Pe.Léo.............................................................................

Quem é o Pe.Léo?
Pe. Léo é um sujeito que desde criança quis ser padre, muito pobre, tentei ir para o seminário, o seminário não aceitou. Fui trabalhar até conseguir ter roupa suficiente, fazer meu enxoval. Fui para o seminário com 21 anos.
Tinha namorada, fui noivo, e descobrir a Congregação Coração de Jesus e é o que eu tento viver... Quero ser um homen do Coração de Jesus. Vivo no meio de jovens drogados, prostituidos, aidéticos. Tento ser um deles e eles me ensinam muito.

O que é a Comunidade Betânia?
Betânia era uma tenda de Jesus. Quando Jesus ia para Jerusalém ele tinha sempre um quartinho pronto esperando... Como não tinha Internet, não sabiam quando ele ia chegar. Então, sempre tinha um lugar pronto para recebe-lo. Esta é a 1ª mensagem da Comunidade Betânia: Queremos sempre Ter um lugar no nosso coração e na nossa casa para receber Jesus que vem até no rosto sofrido daqueles que estão perdidos na vida. Perdidos como Lazaro de Betânia que já estava morto, fedendo, e Jesus diz: "Vem para fora!" Nós como Jesus gritamos: Jovem vem para fora! Sai do túmulo das drogas, da prostituição, da marginalização.

Em Betânia Jesus tem o grande encontro com Maria de Betânia, aquela menina que teve uma vida de infelicidades da qual o Senhor expulsa os sete demônios. Aquela mulher pecadora que ungiu os pés do Senhor, que era tão condenada, mas que descobrio o segredo, como São Lucas nos diz, que é: "sentar aos pés do mestre..." Em Betânia nós procuramos sentar aos pés do mestre e levar os nossos filhos a fazerem uma experiência de oração, uma experiência de espiritualidade. 3ª dimensão: Betânia vive Marta a irmã de Lázaro e a irmã de Maria. Marta é aquela que serve ao Senhor, esta preocupada em servir. Mas é aquela também que Jesus diz: "Marta, Marta tu te inquietas por tanta coisa" Então: nós queremos servir, sermos servos, por isso no Betânia somos todos voluntários, Betânia não tem nenhum trabalho renumerado, nenhum de nós da comunidade tem INPS, tem sálario, nada! Nos vivemos inteiros da Providência de Deus, porque queremos servir ao Senhor, mas não queremos nos inquietar com as outras coisas .

A resposta de Jesus a Marta é também para nós o segredo de Maria. Maria escolheu a melhor parte: "sentar-se aos pés do Mestre". E por último foi em Betânia que Jesus mostrou que era humano de verdade quando chorou, por causa de seu amigo Lázaro. Em Betânia nós estamos aprendendo a chorar, a sorrir, a sofrer, a amar estes que vem até a nós, que como Lázaro parece que não tem mais sentido na vida, não tem saída. Mas em Jesus sempre tem!!

Como o senhor vê a Internet hoje?
A Internet é a grande rede no mundo, ela torna o mundo muito perto. Net significa rede, então é uma rede internacional. Nessa rede obviamente, pode quando joga a rede, pegar todo o tipo de peixe. Rede tem muito a ver com Jesus, Ele era um pescador: Jogava a rede e nos ensinou a pegar peixes bons nesta rede, e os apostolos também fabricavam redes.
Precisamos além de ensinar as pessoas a descobrirem as coisas boas da Internet, o cristão precisa saber construir esta rede. A rede é um grudado no outro, um ligado no outro, para através desta rede ir criando de fato uma grande rede de Evangelização. Graças a Deus a Igreja Católica deu passos excepcionais nos últimos anos. Site é uma palavra em inglês, mas que vem do latim, Sitium, sítio: pedacinho de terra; o seu sítio; o seu lugar. O site do Vaticano é um dos mais visitados do mundo, a um custo baixissímo que é o preço de uma ligação local. Nós estamos evangelizando através da Internet... Esta é a grande missão do Cristão: Criar redes!

Por que Jesus escolheu pescadores? Porque ele não escolheu carpinteiros que era a profissão dele? Porque não escolheu camponeses que tem mais a ver com a terra? Escolheu pescadores, porque o pescador tem que fazer a rede, concertar a rede, criar a rede, tem que ir lançando as rede e se aqui não dá ele, tem que ir para outro lado e lançar de novo, hoje o mar esta bom deste lado, amanhã esta do outro lado... O pescador, principalmente na época de Jesus, tem que remar conforme o vento, e nós temos o vento do Espírito Santo, que nos impulsiona. Jesus ensinou: os seus discípulos tem que ser pescadores, tem que entrar nesta rede. Coração aberto, novos horizontes! E o Papa pede isto: novos métodos, novos horizontes, com novo ardor.

Vejo a Internet como esta grande força EVANGELIZADORA, da Igreja competir com o mundo, da Igreja saber usar dos recursos do mundo, a tecnologia, e através disto evangelizar. E nós não podemos ficar para trás, em dois anos todo o conhecimento que nós temos do mundo, dobra! 93% de todos os cientistas que já existiram na história humana estão vivos, estamos num momento de evolução, de ebulição. A Internet vai caminhar muito rapidamente. A Internet está muito rápida em você comunicar dados através de escrita, mas a imagem ainda é lenta na Internet. Mas nós vamos, eu acredito, no máximo em três anos entrar numa nova Internet, uma nova força digitalizada, você tendo em casa um aparelho de televisão você vai acessar a Internet. Então vai ser esta grande revolução da comunicação, e não podemos ficar fora!

Qual sua opinião sobre o Acampamento de Oração?
O verbo acampar tem muito a ver com a revelação de Deus. Se você olhar a história da revelação de Deus com o ser humano, é um grande acampamento. Deus vai montando a sua Tenda. Quando São João traduz "o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nos" na verdade a tradução correta seria: "O verbo de Deus se fez carne a armou sua tenda entre nós".
Se você for olhar no dicionário "armar a tenda" significa: entender; atender ao outro; voltar-se para o outro; compreender; acampar. Acampar é sentar junto, é partilhar junto, é experimentar junto. Acampamento significa: parada para caminhar mais, descanso, repouso. Acampamento é sempre lugar deste encontro com Deus e partilha com os irmãos. Acampamento é a parada para tomar um novo fôlego para depois continuar a caminhada, este é o grande sentido de toda a nossa vida. Nos não temos aqui morada fixa diz São Paulo. Corremos o risco de ir criando raízes, não! O ser humano não tem raízes. Ele esta sempre crescendo, esta sempre se acampando.

Jesus foi aquele que primeiro se acampou no ser de Maria, depois se acampou no Egito, se acampa em Nazaré até os seus trinta anos. Logo que Ele inicia o seu ministério Ele passa a viver em Cafarnaum, portanto se acampa em Cafarnaum, a ponto de São Mateus dizer que Cafarnaum é a cidade de Jesus. Todas as vezes que ele vai a Jerusalém ele se acampa em Betânia, portanto Jesus tem seus acampamentos. Inclusive Jesus tem seus grandes acampamentos aonde aconteceu a multiplicação dos pães, aonde aconteceu o sermão da montanha. O contexto é de acampamento, e o povo vinha! Aonde ficava este povo três, cinco, dez, quinze dias? Nas tendas, em barracas, aqueles biduins, em tocas... Deus se acampa!!!

Todo este sentido de acampar: para sentar junto, para fazer experiência com Deus que nos entende, que nos atende, nos compreende, portanto nos ama e nos perdoa e depois então juntar este acampamento para fazer mais uma caminhada, andar mais um pouco. Acho que é neste sentido, nesta dinâmicidade. Eu não tenho morada fixa, eu armo a minha tenda, mas, ao mesmo tempo eu tenho que parar. Quem não para não anda. É como um carro de vez enquanto ele tem que parar num acampamento que é o posto de combustível, ele enche o tanque e anda mais um pouco, e ele tem que parar de novo... E a Canção Nova tem tido uma experiência muito feliz!!!

Sua mensagem para os Internautas:
A você que é um Internauta da Canção Nova, a você que entra na nossa rede mais do que isso que faz uma rede conosco, que se torna um elo desta rede conosco: Que você não desanime, pois pode ter certeza que quanto maior for esta rede maior serão os peixes que nos vamos pescar. E pode ter certeza, é para isto que o Senhor nos chama: sermos pescadores de almas e de homens para a construção deste mundo novo!

Pe. Léo

pela Equipe do Site Canção Nova