Música
 
 
Altar de Adoração
Amor é decisão
Brado de Guerra
Colisão
Everlasting God
Lado a Lado
Saudade de Ti
Verdadeiro Amor
 
 
 
Tipos de respiração e técnica vocal
Dicas de Paulo Rogério, regente do coral Canção Nova

Um dos maiores problemas do cantor é a falta de técnica. O canto é algo que já está em nós. As pregas vocais nascem conosco, mas é preciso cuidar delas.


Quando inspiramos as pregas se abrem, e ao expirarmos elas se aproximam. Ou seja, existe uma maneira correta para respirar. Existem 3 tipos de respiração: clavicular - muitos a utilizam - e nela há um declínio da voz, porque se joga toda a pressão para o pescoço, travando toda a musculatura. Esse tipo de respiração é responsável por trazer a rouquidão, fenda e 'calo' na voz. O segundo tipo é a respiração costal, que é a que utilizamos para falar com as pessoas. Não é fundamental para o cantor porque é uma respiração curta, não tem força para manter o trabalho vocal no momento do canto. O terceiro tipo é a diafragmática. Nela, todo o apoio vocal do cantor passa a ficar no diafragma.

Toda vez que você for exercer um trabalho de canto, a primeira coisa que você precisa fazer é um grande relaxamento, um trabalho de respiração e outro de aquecimento vocal. Ao terminar de cantar, também é necessário desaquecer a voz.

Para que você tenha o seu ministério em contínuo desenvolvimento, você precisa fazer o melhor que puder fazer.
Não se esqueça do coração, da alma. Há muitas pessoas que ficam focadas na técnica, e a questão do sentimento fica em segundo plano. Ponha sentimento no seu canto.

Trecho da palestra "Técnica vocal e coral” de Paulo Rogério, regente do Coral Canção Nova, no Hallel Canção Nova
Módulo de Artes – domingo - 17/08/08
 
Tags: canto respiracao coral.paulorogerio
 
Comentar - Enviar - Imprimir - Ver mais
 
Regilene, 14:19H 16/12/2008
A paz!!! Quero ressaltar aqui a importância desses "toques" para nós que servimos ao Senhor e à igreja no Ministério de Música. Muitos estudam pra isso, mas muitos tb só vão pela misericórdia e com essas dicas fica muito melhor e até incentivam essas pessoas a buscarem se aperfeiçoar tecnicamente para o Senhor. Afinal, se é pra Ele tem que ser o melhor que podemos dar, né? Obrigada! Deus abençoe vc e toda a família Canção Nova!!!
edilamar silva de alecrim, 20:52H 10/12/2008
muito interessante! seria bom que no site sempre fosse colocado algumas dicas de tecnica vocal. o coral estava maravilhoso neste hosana brasil. com certeza, ficara cada dia melhor. um abração
Neiva Echer, 23:23H 18/11/2008
Gostei muito das dicas, tenho duas filhas gêmeas com 9 anos, elas tocam e cantam, naturalmente não sabem técnica, sempre cantam em missas, as comunidades vem convidar,mas tenho medo que possam prejudicar a voz, por estar respirando errado e forçar muito a voz. Poderia ensinar alguma técnica? É a mesma técnica para crianças e adultos? Obrigada!!!!
 
   
   
 
As muralhas
Tu és Rei
Poderoso Deus
Lado a lado
Chuva de Misericórdia