Altar de Adoração
Amor é decisão
Brado de Guerra
Colisão
Everlasting God
Lado a Lado
Saudade de Ti
Verdadeiro Amor
 
 
 
Como animar um retiro?
Confira PodCast com Nilton Júnior

No PodCast desta semana, o ministro de música Nilton Júnior, da Comunidade Católica Pantokrator, apresenta várias sugestões de como o músico deve se preparar para animar um retiro. Confira:

“Esta é uma pergunta bem interessante e que gera certo frio na barriga, porque quando somos chamados para animar um retiro já criamos aquela expectativa. A primeira coisa a ser destacada: é preciso saber qual será o tema do retiro, o cronograma dele e a que tipo de público ele será direcionado e os direcionamentos das palestras desse encontro, ou seja, a moção geral do retiro, os direcionamentos de Deus. Para que nós, como músicos, possamos começar a trabalhar o lado espiritual, para a condução daquele retiro. E a partir de tudo o que a organização nos passar, vamos rezar, ler as passagens bíblicas indicadas, nos preparar e a partir disso vamos pensar em algumas músicas, ver os momentos e as experiências de oração para que possamos rezar por cada momento.

Uma coisa muito importante é que o músico tenha um coração atento e preparado para acolher qualquer tipo de público, porque nem sempre nós pegamos o mesmo tipo de público. O músico precisa estar muito bem preparado para poder saber animar quando o público já é animado ou também para saber animar quando ele não é tão animado assim.

O músico precisa estar com o coração muito voltado a Deus, muito cheio do Espírito Santo para que possa conduzir esse povo e levá-lo para uma grande experiência de louvor, de alegria, de oração.

O ministro de música precisa aprender ir aos extremos de forma rápida e fácil: extremos de alegria, de pôr todo o mundo a cantar, mas, também, o extremo de fazer as pessoas rezarem. O retiro não pode ser conduzido só com a oração ou somente com o louvor; precisa ser um misto dessas duas coisas; ele pede momentos fortes de oração, momentos fortes de reflexão, e também momentos de muita alegria e de louvor. Então isso tudo é muito importante.

Essas são as minhas dicas para você animar um retiro se você ou o seu ministério forem convidados para fazê-lo, preparem-se, partilhem e conversem e não se esqueçam: as armas do músico precisam ser o jejum, a oração, a adoração ao Santíssimo, a confissão e a busca pela Eucaristia.
E junto com tudo isso, deve haver toda a parte técnica dos ensaios da preparação espiritual e até mesmo das músicas que vocês vão escolher. Esse é um resumo que vocês podem fazer para animar um retiro. E vão em frente porque é o Espírito Santo que os guia!”

Leia mais matérias do autor:
.: A Cruz da JMJ na minha diocese
.: Saiba quem é Nilton Júnior e o que ele faz
.: PodCast: Mostrar algo ou mostrar-se?
.: Nilton Júnior canta "Muda tua cara"
.: É feliz quem realiza sua vocação

Loja Virtual:

CD: Sou feliz
Nilton Junior

 
Tags: formação nilton junior cancaonova pantokrator dicas retiro músicos podcast MP3
 
Comentar - Enviar - Imprimir - Ver mais
 
Altemir Matana, 14:48H 11/01/2012
Todas as dicas foram muito bem colocadas, para o Espírito Santo agir temos que fazer nossa parte "preparamos bem".
Mara, 14:40H 11/01/2012
Muito boa as dicas, gostaria que vc postasse umas dicas de como animar um grupo de oração, desde a acolhida a todos os outros momentos. Deus te abençoe sempre.
Marina, 11:19H 11/01/2012
Nossa gostei demais dessas dicas, elas irão me ajudar muito! Parabéns!
 
   
   
 
As muralhas
Tu és Rei
Poderoso Deus
Lado a lado
Chuva de Misericórdia