Música
 
 
Altar de Adoração
Amor é decisão
Brado de Guerra
Colisão
Everlasting God
Lado a Lado
Saudade de Ti
Verdadeiro Amor
 
 
 
Dia de São Brás
Cuidados com a voz

Hoje, a Igreja comemora o dia de São Brás, um médico bem-sucedido, mas que não se sentia totalmente realizado em sua vocação. Viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida por um imperador do Oriente, foi preso e sofreu muitas pressões para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida em vez de abrir mão de sua religião. Por isso, em 316, foi degolado.

Esse grande santo realmente buscava ter um vida de santidade. E por que ele é considerado como o santo protetor da garganta? Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou o bebê imediata e milagrosamente.

Por essa razão, o canal da música entrevistou a fonoaudióloga Isabel Robaina, que falou de como a ciência e a fé podem trabalhar juntas não apenas a fim de nos ajudar na busca da santidade como também na qualidade de vida, pois Deus nos criou para que tenhamos vida em abundância . “Sabemos que podemos contar com a proteção dos santos, sim, mas também é preciso contar com o auxílio da ciência (cf. Eclesiástico 38, 6) e fazer a nossa parte: usar o órgão fonador com cuidado e manter a qualidade vocal natural que Deus nos deu.”

Canal da Música: Quais as dicas que daria para os nossos ministros de música?

“Primeiro, o cantor deve ter a curiosidade de saber como funciona este órgão: as cordas vocais, tão pequenas e frágeis, mas que são capazes de emitir sons tão perfeitos e harmônicos! Se o cantor entender como funciona esse órgão na sua perfeição vai também perceber e evitar tudo que o danifica, mantendo sua saúde vocal.”

Canal da Música: Que tipo de exercícios são indicados para que não se perca a qualidade vocal?

“Hidratar-se bem, no mínimo 8 copos de água por dia. É um órgão que precisa muito de lubrificação, assim como nossos olhos. Se tiver alergia respiratória, mantenha sempre o tratamento, pois esse mal pode trazer modificação vocal indesejada, mesmo com os cuidados básicos”.

Canal da Música: Quais cuidados precisamos ter antes, durante e depois de cantar?

"Antes de cantar: Checar se já ingeriu a quantidade de água necessária para boa hidratação das cordas vocais. Evitar alimentos gasosos, pois provocam eructação (arrotos); chocolates, leite e derivados provocam muco (catarro) e daí virão os pigarros indesejáveis. O muito gelado (picolé, gelo) causam ressecamento e provocam tosse seca e pigarros. Evitar falar muito (ao telefone também), usar voz alta, gritar, guarde sua voz para o momento. Procure relaxar, alongar seu corpo, principalmente a região de pescoço, onde estão as pregas vocais.

Durante: Mantenha bom posicionamento do pescoço - queixo paralelo ao chão e não elevado; soltura do corpo, e faça a hidratação com pequenos goles de água.

Depois: Procure ficar calado, as cordas vocais precisam de, no mínimo, 20 minutos de repouso para retornarem ao descanso necessário. Se isso não for possível, ao menos fale o mais baixo que puder e só o essencial. Mantenha a hidratação, se puder usar o líquido morno terá mais conforto.

Deus fez a parte d'Ele, lhe deu uma boa voz para a evangelização, agora cabe a você cuidar dela,” completa a fonoaudióloga.

Isabel Robaina
Fonoaudióloga clínica, pós-graduada em voz.
Reside em Araruama (RJ) e é consagrada da Comunidade Aliança da Canção Nova


 
Tags: bras Santo Canção Nova voz garganta cuidados cantos
 
Comentar - Enviar - Imprimir - Ver mais
 
 
   
   
 
As muralhas
Tu és Rei
Poderoso Deus
Lado a lado
Chuva de Misericórdia