cancaonova.com - O Portal 100% católico
 » Entrevista com Gabriel Chalita
Gabriel Chalita
Gabriel Chalita

Entrevista sobre "Educação na família, no trabalho e na vida dos jovens". Confira!

Gabriel Chalita, qual a importância da família na educação?


Não se experimentou para a educação nenhuma célula social melhor do que a família. É nela que se forma o caráter. Qualquer projeto educacional sério depende de uma participação familiar: em alguns momentos, apenas do incentivo; em outros, de uma participação efetiva no aprendizado, ao pesquisar, ao discutir, ao valorizar a preocupação que o filho traz da escola.


O que o trabalho pode ajudar na recuperação do ser humano?


O trabalho e a dignidade andam de braços dados inseparáveis. É possível recuperar uma criatura que já foi dada por perdida se se conseguir persuadi-la do valor do trabalho, se ela se sentir valorizada, respeitada por aquilo que produz. O trabalho é capaz de operar milagres, de preencher o vazio deixado pela carência e pela não aceitação social.


Qual a importância do jovem no mundo de hoje?


É sobre os jovens que repousa o progresso. Não é gratuitamente que os jovens do mundo inteiro se dedicam a movimentos pacifistas. É a sua vocação, o seu destino natural, dado que o objetivo da humanidade deve ser a conquista da paz, da compreesão e do amor. Nos momentos de crise, contamos com as forças jovens, com o mesmo olhar expectante do lavrador para o sol recém-nascido, a cada manhã.


Como construir um bom educador?

O educador que se busca construir é aquele que consiga de verdade ser um educador, que conheça o universo do educando, que tenha bom senso, que permita e proporcione o desenvolvimento da autonomia de seus alunos. Que tenha entusiasmo, paixão; que vibre com as conquistas de cada um de seus alunos, não descrimine ninguém, não se mostre mais próximo de alguns, deixando ou outros a deriva. Que seja politicamente participativo, que suas opniões possam ter sentido para os alunos, sabendo sempre que ele é um lider que tem nas mãos a responsabilidade de conduzir um processo de crescimento humano, de formação de cidadãos, de fomento de novos líderes. 

cancaonova.com

11/01/2005

Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious
 
 :: Voltar
Minhas metas para 2012

Crescer na intimidade com Deus
Melhorar meu relacionamento familiar
Investir na vida profissional