topo2
Untitled-2sdd
   Blog Eventos Blog Shows Blog Aprofundamentos
   O que é isso?
enquete
Como você sabe sobre os eventos da CN?
     Acampamento da Semana Santa

Conheça alguns atos litúrgicos presentes na Semana Santa

A Semana Santa possui uma série de tradições que revelam alguns aspectos da religiosidade popular. Muitos desses costumes ganham conotações variadas de acordo com a região. Conheça algumas das comemorações presentes nessa semana tão importante para a Igreja:

Domingo de Ramos


O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa. Ele relembra e celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Esse domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condená-Lo à morte.

Círio Pascal
Foto: Arquivo CN

Procissão do Encontro


Em muitas paróquias, especialmente no interior, realiza-se a famosa "Procissão do Encontro" na Quarta-feira Santa. Os homens saem de uma igreja com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outra com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre "Sermão das Sete Palavras" fazendo uma reflexão que chama os fiéis à conversão e à penitência.

Santos Óleos

Abençoar os santos óleos usados no ano inteiro nas paróquias da cidade é uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa. Ela conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a Arquidiocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo. São três os óleos abençoados nessa celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.

Missa de Lava-pés

No 13º capítulo do seu Evangelho, São João fala sobre Jesus, fraco, pequeno, que terminará sendo condenado e morto na cruz como um blasfemador, um fora-da-lei ou um criminoso. O começo desse capítulo é bastante significativo: "Antes do dia da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado aos seus, que estavam no mundo, amou-os até ao extremo. Começada a ceia, tendo já o demônio posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, a determinação de o entregar, sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, depôs o manto, e apegando uma toalha cingiu-se com ela" (Jo 13,1-4).

"Jesus, sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, depôs o manto..." Então, o Senhor se ajoelhou diante de cada um dos  discípulos d'Ele e começou a lavar-lhes os pés, em uma atitude de humilhação, fraqueza, súplica e submissão.

Missa de Lava-pés, durante o Acampamento da Semana Santa 2008
Foto: Arquivo CN

Sexta-feira da Paixão


A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da Santa Cruz, momento em que é apresentada solenemente a cruz à comunidade.

Sábado de Aleluia

Sábado de Aleluia é o dia em que o Círio Pascal é acesso, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Nela estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”. É nessa data, também, que é realizada a Malhação de Judas, tradição que representa a morte do discípulo Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo. Depois do anoitecer, no Sábado Santo, a Vigília Pascal é celebrada dando início à Páscoa.

Páscoa

É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu "Peseach", Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. Comemora-se a passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida".






09 de abril de 2009

Tags: SemanaSanta acampamento ressureição morte Jesus

Untitled Document
Comentários

 

ramona Gomes jara / Jardim-MS - Brasil
Voces são uma benção para a Igreja católica,pois eu mesmo com meus 51 anos não sabia o que significava as comemorações do período da semana santa. Que DEUS, todo Poderoso esteja sempre iluminando essa comunidade.
Claudia / Recife-PE - Brasil
A Canção Nova está sempre nos dando oportunidade de conhecer melhor a nossa igreja e amá-la mais e mais.É obra dos anjos do Senhor aqui na Terra.Deus os abençoe!
Danielle / Brasília-DF - Brasil
Amei está reportagem... Faz com que a gente sempre atualize as tradições da igreja Católica e os aprendizados da época de catequese e crisma. Um abraço. Danielle - DF
SUELI MIGLIORINI DA SILVA / Sorocaba-SP - Brasil
ESTAMOS SEMPRE APRENDENDO COM A CANÇAO NOVA!!!! QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
Heber / Muzambinho-MG - Brasil
Nossa!Adorei os comentarios, deu pra aprendermos um pouco mais da semana maior do cristão!! A paz do senhor a todos!
  PROGRAMAÇÃO
Clique e confira

Untitled Document
  AO VIVO

    TV Canção Nova
    Rádio AM

  SOBRE O EVENTO