topo2
Untitled-2sdd
   Blog Eventos Blog Shows Blog Aprofundamentos
   O que é isso?
enquete
Como você sabe sobre os eventos da CN?
     Acampamento de Carnaval

Discípulos formados para servir

Padre Donizete Heleno
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

Meus irmãos e irmãs, em breve vamos retornar para as nossas casas na força e no poder do Espírito Santo. Gostaria que você pegasse comigo o Evangelho de hoje, que se encontra em São Marcos 9, 30-37. Nesta leitura vemos Jesus deixando a Galileia, que significa o seu lugar familiar, para se dirigir a Jerusalém. Estamos aqui, como Jesus, em um lugar de conforto, familiar, e logo vamos voltar para a "nossa Jerusalém".

Você sabe o que Jesus iria encontrar em Jerusalém? Iria encontrar a sua cruz, mas principalmente a vontade de Deus. Logo retornaremos para a "nossa Jerusalém", que é nosso trabalho, família, e lá não encontraremos apenas nossa cruz, mas principalmente a vontade de Deus para nós. Este carnaval foi portanto o lugar onde Jesus nos falou ao coração, assim como aos discípulos, conforme a narrativa de São Marcos, no qual Jesus revelou a eles que iria sofrer, morrer, mas ressuscitaria ao terceiro dia.

Quando Jesus anunciou sua paixão, revelando o projeto de Deus em sua vida, muitos de seus discípulos reagiram contrariamente, alguns queriam sentar ao lado do Senhor na glória, alcançando alguns privilégios, outros, não queriam que ele sofresse, inclusive Pedro, este por sinal foi repreendido duramente pelo Senhor, com a frase: Afasta-te de mim satanás!

O Evangelho de Marcos narra três anúncios da paixão, a liturgia de hoje afirma que os discípulos não entendiam a palavra, e tinham medo de perguntar. Entendemos neste ensinamento de Jesus que o Filho do homem será entregue, morto e ressuscitado no terceiro dia. O autor sagrado usa todos os verbos na voz passiva, que é aquela no qual o sujeito sofre a “ação” do verbo. Jesus entregou a sua vida nas mãos dos homens, o entregou em nossas mãos.

O mistério que hoje celebramos é esta entrega de amor no qual Deus nos oferece seu Filho, não há nada mais precioso que o amor do Pai por mim e por você, é um escândalo de amor. Você pode mudar o rumo da sua vida se assumir este escândalo de amor, do Senhor que dá a vida por nós.

A narrativa de hoje diz que Jesus entrou em casa (Mc 9, 32) em Cafarnaum, quer dizer, que Ele entrou na intimidade, e falou coisas preciosas. Como seria bom se nossas casas fossem um lugar de intimidade com o Senhor, infelizmente transformamos suas casas em verdadeiros casinos, bares, e o pior em motéis domésticos, permitindo que seus filhos mantém relações sexuais em casa, dando a desculpa que é mais seguro, alimentando assim o pecado em casa.

Jesus está em casa, e Ele quer transformar a sua casa em céu, onde a vontade Dele acontece, e eu creio que o Senhor transformará a sua casa, e reinará se você abrir as portas, seu coração para que Ele tome posse da sua intimidade. O Senhor corrige seus discípulos em casa, e em sua pedagogia orienta-os a vontade de Deus. E neste ambiente de intimidade Ele quer tomar posse de sua vida.


Na continuação do capítulo 9 do Evangelho de São Marcos, os discípulos estão discutindo quem é o maior, estão ambicionados por cargos, enquanto Jesus anunciava sua paixão, eles queriam saber quem era o maior. Ora, autoridade quer dizer serviço, nos precisamos compreender isso, que a vontade de Deus em nossa vida é que sejamos servos. Entendemos assim, que a mentalidade dos discípulos destoava do pensamento de Jesus, do projeto de Deus para eles.

Infelizmente em nossa casa não é diferente, muitos católicos estão dando ibope para programas de TV no qual a mentalidade é eliminar o outro, este pensamento diabólico sorrateiramente vai entrando em nossa vida, nos ensinamento a eliminar o outro para sermos felizes.

Não tenha medo de assumir uma postura de cristão de verdade, de abraçar o projeto de Deus, este que Jesus ensinou-nos na intimidade, dentro de casa aos discípulos, que iria morrer, e ressuscitar no terceiro dia. Caso contrário você discutirá no caminho como os discípulos, cheio de vaidade, murmuração, querendo eliminar e humilhando os outros.

Meus irmãos, o ensinamento de Jesus é para sermos melhores, a partir da humildade, de sermos como crianças, e nas Sagradas Escrituras o termo original referente a criança quer dizer trabalhador que não recebe salário, ou seja servos, sem remuneração, Ele sentou-se para ensinar-nos a sermos servos humildes, e desta forma Ele verdadeiramente se torna o centro de nossa vida, e nós operários de sua obra.

 

"O Senhor que nos ensinar a humildade"
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

 Veja mais fotos no Flickr  e Facebook

 

O Senhor hoje nos chama e nos envia para voltarmos para nossa casa com humildade, aceitando o projeto Dele, servindo os irmãos por causa do Reino de Deus. Sabemos que nosso coração não está pronto, em nós ainda há o orgulho, não entendemos que os discípulos devem se colocar a serviço, ainda queremos méritos e cargos.

Por isso vamos pedir a Jesus, Aquele que tem um coração humilde e simples, que nos dê um coração como o Dele, e assim Ele se torne o centro da nossa vida. Pois fomos muitos amdados nestes dias, Jesus nos falou através de tantas pregações, orações, deu inclusive na Santa Missa o seu Corpo e Sangue por nós. Supliquemos a Ele, que nos ensine hoje o caminho para a nossa Jerusalém, e que neste retorno para casa verdadeiramente sejamos propriedades do Senhor, assim Ele será o centro da nossa vida.


Cantemos: “Lava, purifica e restaura-me de novo, será o nosso Deus e nós seremos o teu povo, derrama sobre nós a água do amor, Espírito de Deus, nosso Senhor. Jesus manda teu Espírito para transformar meu coração, Jesus manda teu Espírito para transformar meu coração”.

Meus irmãos, vocês levarão Deus para a sua família, para sua casa, para a sua Jerusalém, se vocês verdadeiramente aprenderem com Ele a humildade para serem servos um dos outros, em todos os lugares, na paróquia, no trabalho, na família, esta é a vontade de Deus para nós.

Voltemos para a casa, para "nossa Jerusalém", livres de toda a disputa, e assim encontraremos a vontade de Deus em nossa vida.

Deus nos abençoe.

 

 

Transcrição e adaptação: Ricardo Gaiotti

 

 


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELA TELEFONE
(12) 3186-2600



--------------------------------------------------------------

Padre Donizete Heleno
Sacerdote da Comunidade Canção Nova


--------------------------------------------------------------

21/02/2012 - 16h00

Tags: casa Jesus discipulos humildade entrega

Tags:

Untitled Document
Comentários sobre a pregação

 

  PROGRAMAÇÃO
Clique e confira

Untitled Document
  AO VIVO

    TV Canção Nova
    Rádio AM


  PREGAÇÃO

Terca-feira

Discípulos formados para servir
Padre Donizete Heleno


Alinhados pela força do Espírito
Padre Fabrício


Vida boa
Diácono Nelsinho Corrêa


Feitos para a felicidade eterna
Felipe Aquino


Segunda-feira

Construir a qualidade de vida
Padre Adriano Zandoná


Peregrino de Deus rumo ao céu
Padre Wagner Ferreira


Onde está Deus?
Padre Reinaldo Cazumbá


Domingo

Adesão à filiação divina
Padre Fabrício


A santidade está a caminho
Eugênio Jorge


Decolar com o auxílio da graça
Padre Roger Luís


A escolha entre duas estradas
Ricardo e Eliana Sá


Sábado

É preciso viver na vontade de Deus
Padre Roger Luís


O desejo de ser feliz
Adriano Gonçalves


Libertos das amarradas do passado
Márcio Mendes


Um coração puro e decidido
Dunga


Sexta-feira

Leve uma vida santa
Padre José Augusto