topo2
Untitled-2sdd
   Blog Eventos Blog Shows Blog Aprofundamentos
   O que é isso?
enquete
Como você sabe sobre os eventos da CN?
     Acampamento de Carnaval

Alinhados pela força do Espírito

Padre Fabrício Andrade
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com
Nós não poderíamos encerrar este acampamento sem o desafio de levar um pouco do que você experimentou aqui até a sua casa. O desafio de agora é experimentar a grandiosidade do Salmo 96,1-12:

“Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, terra inteira. Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome, anunciai dia após dia a sua salvação. Entre os povos narrai a sua glória, entre todas as nações dizei seus prodígios. Pois o SENHOR é grande e digno de todo louvor, terrível acima de todos os deuses. Todos os deuses das nações são um nada, mas o SENHOR fez os céus. Majestade e beleza estão à sua frente, poder e esplendor moram no seu santuário. Dai ao SENHOR, ó famílias dos povos, dai ao SENHOR glória e poder, dai ao SENHOR a glória do seu nome. Trazei oferta e entrai nos seus átrios, adorai o SENHOR na sua santa aparição. Tremei diante dele, terra inteira. Dizei entre os povos: “O SENHOR reina!” Ele sustenta o mundo para que não vacile; julga as nações com retidão.”

No fim deste acampamento, somos enviados a cantar uma “canção nova”. Vocês precisam sustentar esse cântico novo em seu dia a dia, agora é a hora de anunciar a todas as nações o que experimentaram aqui. Vocês são hoje os apóstolos do cântico novo. Um homem e uma mulher renovados não cantam um cântico velho. Se, em seu dia a dia, você não atualizar a sua experiência com Deus, você correrá o risco de ficar uma “pessoa velha”.

E para que o cântico novo seja atualizado em nós diariamente, precisamos estar “alinhados” e encontrar a harmonia entre o que sentimos, falamos e pensamos.

Assim como o carro precisa estar bem alinhado e balanceado, porque se ele não estiver nessa condição, acontecerá um desgaste maior em um lado do pneu do que do outro e poderá até provocar um acidente. Da mesma forma, o homem novo precisa estar equilibrado, “alinhado” entre a sua cabeça, sua boca e o seu coração.

Hoje a Palavra de Deus quer nos alinhar, porque se estamos desalinhados, desequilibrados, a probabilidade de um “acidente” é muito grande, principalmente na parte afetiva.

Precisamos nos deixarmos ser “alinhados” por Deus, assim como o carro precisa ser ser alinhado pelo mecânico.

Vou apresentar para você duas rédeas que vão ajudá-lo a refrear a sua boca, a começar da sua língua. Acompanhe comigo: Carta de São Tiago 1,26: “Se alguém julga ser religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo: a sua religiosidade é vazia.” Se a nossa língua não está em sintonia com a nossa cabeça e com o nosso coração, corremos o risco de estragar tudo com a nossa amargura, murmuração e reclamação. Por isso, precisamos colocar freios em nossa língua. Quantas vezes você falou uma bobagem, porque não pensou e logo falou e estragou tudo.

"É pelo louvor que vamos alinhar a cabeça, a língua e o coração. "
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

 

Veja mais fotos no Flickr  e Facebook

 

A língua desenfreada gera desordem e confusão, o “homem novo” tem sua língua em harmonia com o coração.

Leia comigo o Salmo 32,9 e descubra o que a língua pode fazer: “Não sejas como o cavalo ou o jumento sem inteligência; se avanças para dominá-los com freio e rédea, de ti não se aproximam.”

Por isso é preciso usar a inteligência para colocar rédeas na língua.

É pelo louvor que vamos alinhar a cabeça, a língua e o coração.

Precisamos colocar duas rédeas: uma em nossa língua, como vimos, e outra em nosso coração, ou seja, em nossos sentimentos.

Vamos entender a importância delas [rédeas] em nosso coração: “Disse o SENHOR: “Esse povo me procura só de palavra, honra-me apenas com a boca, enquanto o coração está longe de mim. Seu temor para comigo é feito de obrigações tradicionais e rotineiras.” (Isaías 29,13). Se a boca não estiver em sintonia com o coração, correremos o risco de nos aproximarmos do Senhor só com a boca e não com o coração, correremos o risco de esvaziar a nossa espiritualidade. É por intermédio do Espírito Santo de Deus que seremos “alinhados” e encontraremos o equilíbrio entre o que pensamos, sentimos e como agimos

. A evangelização dos nossos sentimentos é necessária para o “homem novo” vir à tona e cantar o cântico novo.

Outra rédea de que precisamos é a da cabeça, porque, muitas vezes, falamos sem pensar e causamos um desastre.

“Por isso, aprontai a vossa mente, sede sóbrios e colocai toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida no dia da revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não moldeis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo de vossa ignorância.” (I Pedro 1,13-14).

A ignorância é falta de conhecimento, por isso a Palavra nos aconselha: “não moldeis a vossa vida segundo as vossas paixões de antigamente” (ou de quatro dias atrás).

São Paulo diz, em sua Carta aos Efésios 4,22-24: “Precisais deixar a vossa antiga maneira de viver e despojar-vos do homem velho, que vai se corrompendo ao sabor das paixões enganadoras. Por outro lado, precisais renovar-vos, pela transformação espiritual de vossa mente, e vestir-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade." É necessária a conversão do nosso coração e também da nossa mente.

Nessas passagens bíblicas está o segredo do “alinhamento” da nossa cabeça, coração e língua.

O “homem novo” é imagem e semelhança de Deus.

Acabaram-se os desfiles próprios do Carnaval e agora chegou a nossa vez de nos apresentarmos para este mundo vestidos como “homens novos”, criados à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade.

Precisamos investir nessa “fantasia”! Irmãos, acabou o Carnaval e começa agora a nossa missão.

Mais do que falar, é preciso purificar a nossa cabeça, pensamentos e o coração. Você já parou para pensar que todos as vezes em que fazemos o sinal da cruz abençoamos nossa cabeça, nosso corpo e nosso coração, que está no “eixo” do nosso corpo. São Paulo continua nos exortando em Efésios 1,11-14: “Em Cristo, segundo o propósito daquele que opera tudo de acordo com a decisão de sua vontade, fomos feitos seus herdeiros, predestinados a ser, para louvor da sua glória, os primeiros a pôr em Cristo nossa esperança.
Nele, também vós ouvistes a palavra da verdade, a Boa Nova da vossa salvação. Nele acreditastes e recebestes a marca do Espírito Santo prometido, que é a garantia da nossa herança, até o resgate completo e definitivo, para louvor da sua glória.”

 

Transcrição e Adaptação: Mariana L. Gabriel

 

 Assista trecho da homilia:



--------------------------------------------------------------

Padre Fabrício
Sacerdote missionário da Comunidade Canção Nova


--------------------------------------------------------------

21/02/2012 - 14h15

Tags: carnaval 2012 pregação padre fabrício Canção Nova acampamento carnaval redea alinhar língua

Tags:

Untitled Document
Comentários sobre a pregação

 

  PROGRAMAÇÃO
Clique e confira

Untitled Document
  AO VIVO

    TV Canção Nova
    Rádio AM


  PREGAÇÃO

Terca-feira

Discípulos formados para servir
Padre Donizete Heleno


Alinhados pela força do Espírito
Padre Fabrício


Vida boa
Diácono Nelsinho Corrêa


Feitos para a felicidade eterna
Felipe Aquino


Segunda-feira

Construir a qualidade de vida
Padre Adriano Zandoná


Peregrino de Deus rumo ao céu
Padre Wagner Ferreira


Onde está Deus?
Padre Reinaldo Cazumbá


Domingo

Adesão à filiação divina
Padre Fabrício


A santidade está a caminho
Eugênio Jorge


Decolar com o auxílio da graça
Padre Roger Luís


A escolha entre duas estradas
Ricardo e Eliana Sá


Sábado

É preciso viver na vontade de Deus
Padre Roger Luís


O desejo de ser feliz
Adriano Gonçalves


Libertos das amarradas do passado
Márcio Mendes


Um coração puro e decidido
Dunga


Sexta-feira

Leve uma vida santa
Padre José Augusto