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O que é a fornicação?

A dura luta contra as paixes
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Entre os pecados contra a castidade (adultrio, pornografia, estupro, masturbao, prtica homossexual, etc.) est a fornicao, que a realizao do ato sexual entre um homem e uma mulher que no so casados entre si e nem com outros. pecado contra o sexto Mandamento da Lei de Deus. O Catecismo da Igreja Catlica (CIC) assim explica:

A fornicao a unio carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres. gravemente contrria dignidade das pessoas e da sexualidade humana, naturalmente ordenada para o bem dos esposos, bem como para a gerao e a educao dos filhos (CIC 2353).

Infelizmente, dentro do relativismo religioso e moral que vai penetrando na Igreja, at mesmo na cabea de alguns sacerdotes, a fornicao entre namorados e noivos vai se tornando corriqueira e muitos a querem justificar e at aprovar. No raro ouvir jovens nos dizerem que um padre disse que no pecado viver o sexo com o (a) namorado (a) se eles se amam.

No entanto, para sermos fiis a Deus e Igreja no podemos aceitar essa grave quebra da moral catlica. Apresento a seguir algumas passagens bblicas que mostram como Deus condena a fornicao como pecado grave:

Guarda-te, meu filho, de toda a fornicao: fora de tua mulher, no te autorizes jamais um comrcio criminoso (Tobias 4,13).

Envergonhai-vos da fornicao, diante de vosso pai e de vossa me; e da mentira, diante do que governa e do poderoso (Eclesistico 41,21).

Mas a respeito dos que creram dentre os gentios, j escrevemos, ordenando que se abstenham do que for sacrificado aos dolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicao (Atos dos Apstolos 21,25).

Mas o corpo no para a fornicao, e sim para o Senhor, e o Senhor para o corpo (I Corntios 6,13).

No sabeis que vossos corpos so membros de Cristo? (id. v.15)

Fugi da fornicao. Qualquer outro pecado que o homem comete fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu prprio corpo (id. v. 18).

Ou no sabeis que o vosso corpo templo do Esprito Santo, que habita em vs, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, j no vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preo. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo (id. v. 19-20).

Receio que minha chegada entre vs Deus me humilhe ainda a vosso respeito; e tenha de chorar por muitos daqueles que pecaram e no fizeram penitncia da impureza, fornicao e dissoluo que cometeram (II Corntios 12,21).

Ora, as obras da carne so estas: fornicao, impureza, libertinagem (Glatas 5,19).

Quanto fornicao, impureza, sob qualquer forma, ou avareza, que disto nem se faa meno entre vs, como convm a santos (Efsios 5,3).

Penso que essas passagens bblicas falam por si mesmas e no podem ser anuladas. A Palavra da Igreja para ns a Palavra de Cristo e de Deus Pai: Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou (Lucas 10,16). E a Igreja desde sempre ensinou que a vida sexual s lcita entre marido e mulher unidos pelo sacramento do matrimnio. Diz o Catecismo da Igreja Catlica (CIC):

"A sexualidade, mediante a qual o homem e a mulher se doam um ao outro com os atos prprios e exclusivos dos esposos, no em absoluto algo puramente biolgico, mas diz respeito ao ncleo ntimo da pessoa humana como tal. Ela s se realiza de maneira verdadeiramente humana se for parte integral do amor com o qual homem e mulher se empenham totalmente um para com o outro at a morte" (CIC 2361).

Pela unio dos esposos realiza-se o duplo fim do matrimnio: o bem dos cnjuges e a transmisso da vida. Esses dois significados ou valores do casamento no podem ser separados sem alterar a vida espiritual do casal e sem comprometer os bens matrimoniais e o futuro da famlia. Assim, o amor conjugal entre o homem e a mulher atende dupla exigncia da fidelidade e da fecundidade (CIC 2363).

Hoje terrvel a luta do jovem cristo contra o pecado da carne, porque o mundo que jaz no maligno se movimenta em torno do prazer do sexo, e calca aos ps a sagrada Lei de Deus. Mas no podemos esquecer o que disse o Apstolo: O salrio do pecado a morte (Rm 6,23). Conheo muitos que sofrem e que sofreram por se entregarem ao pecado da carne, mas no conheo algum infeliz por ter lutado contra ele. A Carta aos Hebreus diz que devemos resistir at o sangue na luta contra o pecado (Hb 12,4).

certo que para todos dura a luta contra as paixes da carne, para os solteiros e para os casados , mas preciso dizer que quanto mais rdua for essa luta tanto maior ser a vitria e a glria que daremos a Deus em nosso corpo. A Igreja ensina o remdio contra o pecado: jejum, esmola e orao. Jesus disse aos Apstolos no Horto das Oliveiras: Vigiai e orai, o esprito forte, mas a carne fraca. Ento, temos de fortalecer a vontade com a penitncia, a mortificao, a orao sem cessar, e, sobretudo, a vigilncia. Tudo o que entra na alma, entra pelos sentidos (olhos, mos, nariz, boca, ouvidos); ento, preciso vigi-los contra tudo que leve excitao para a alma.

Mas, os maiores Remdios que a Igreja pe nossa disposio continuamente so a Confisso e a Eucaristia; a primeira lava o corpo e a alma da fornicao, e a segunda a sustenta para no cair novamente.

Esta uma luta que muito agrada a Deus, porque a castidade uma grande virtude.

fonte: www.cleofas.com.br

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Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Prof. Felipe Aquino @pfelipeaquino, é casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br


10/02/2009 - 08h00

Tags: fornicao adulterio


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