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Por que se confessar com um padre?

Cada pecado um ato de orgulho e desobedincia
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ACUSAO: Quem pode perdoar os pecados seno Deus? (Mc 2,7).

RESPOSTA : Quem negava a Jesus o poder de perdoar os pecados e at O tachava de blasfemador eram os orgulhosos escribas. Jesus, porm, lhes respondeu: Para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados [] (Mc 2,10) e curou o paraltico, que foi perdoado vista deles.

Esse poder de perdoar os pecados, o Senhor o confiou aos homens pecadores, aos Apstolos e a seus legtimos sucessores, no dia mais solene: na Ressurreio quando lhes apareceu e disse: Assim como o pai me enviou, tambm eu vos envio a vs. Tendo dito estas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo. quele a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-o perdoados, e queles a quem os retiverdes, ser-lhes-o retidos (Jo 20,21-23).

No resta dvida de que o sopro de Cristo ressuscitado e as palavras: Recebei o (dom do) Esprito Santo [] expressam claramente que os Apstolos no obtiveram o poder de perdoar os pecados em virtude de sua santidade ou impecabilidade, mas como um dom especial, merecido por Cristo e a eles conferido em favor das almas, remidas pelo sangue derramado na cruz. Da dizer: Eu no me confesso com os padres, porque eles tambm so pecadores demonstra igual insensatez ao se afirmar: Eu no vou, com minha doena, procurar conselho e remdio dos mdicos, porque eles tambm ficam doentes.

Por isso, os catlicos, mesmo que sejam, cardeais e reis, dobram humildemente suas cabeas diante de to claras palavras de Jesus e confessam seus pecados diante dum simples sacerdote, para receber o perdo de Deus. Os outros crentes, porm, preferem ignorar essas palavras de Cristo e desprezar o grande dom do Senhor no sacramento da penitncia. Para motivar esse procedimento, procuram na Bblia vrios textos no sentido: Convertei-vos fazei penitncia arrependei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados, para que sejais salvos.

Ningum duvida de que o sincero arrependimento dos pecados, com firme propsito de no pecar mais, e a satisfao feita a Deus e aos prejudicados, eram no Antigo Testamento condies necessrias e suficientes para obter perdo do Altssimo. O mesmo vale ainda hoje para todos os que desconhecem a Jesus e o Evangelho, para os que no tm nenhuma ocasio de se confessar; so ainda condies necessrias para obter perdo na boa confisso. Mas quem no seu orgulho no acredita na veracidade e obrigatoriedade das palavras de Cristo Ressuscitado, com as quais Ele instituiu o sacramento da penitncia, e por isso no quer se confessar, dificilmente receber perdo!

Cada pecado um ato de orgulho e de desobedincia contra Deus. Por isso Cristo se humilhou e tornou-se obediente at a morte na cruz (Fl 2,8) para expiar o orgulho e a desobedincia dos nossos pecados e nos merecer o perdo. Por essa razo, Ele exige de ns confisso sacramental, na qual confessamos os nossos pecados diante do Seu representante, legitimamente ordenado. Conforme a Sua promessa: Pois todo o que se exaltar ser humilhado, e quem se humilhar ser exaltado (Lc 18,14).

Alguns crentes aliciam os catlicos para sua crena, com a promessa de que, depois do batismo (pela imerso), estes estaro livres de qualquer pecado e nem podero mais pecar! (Conseqentemente, no precisaro mais de nenhuma confisso). Apiam essa afirmao nas palavras bblicas de I Jo 3, 6 e 9 Quem permanece n'Ele no peca; quem peca no O viu, nem O conheceu e Todo aquele que gerado por Deus, no comete pecado, porque nele permanece o germe divino (a graa santificante).

Em resposta, lembro o princpio bblico de que entre as verdades bblicas, reveladas por Deus, no pode haver contradies. Por isso, as palavras menos claras devem ser esclarecidas por palavras mais claras ou pela autoridade estabelecida por Deus (Magistrio da Igreja). Ora, o prprio apstolo escreve em (I Jo 1,8-10): Se dizemos que no temos pecado algum, enganamo-nos a ns mesmos, e a verdade no est em ns. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus a est) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda a iniquidade. Se pensamos no ter pecado, ns O declaramos mentiroso e a sua palavra no est em ns.

Por isso, a Tradio Apostlica interpreta as palavras de I Jo 3,9: Todo aquele que gerado por Deus no peca no sentido de no deve pecar gravemente, j que possuindo a graa de Deus, tem suficiente fora para vencer as tentaes. Enquanto as claras palavras em I Jo 1,8-10 falam dos pecados leves veniais; sendo somente Maria Imaculada livre de qualquer mancha do pecado original e pessoal, em previso dos mritos antecipados de Jesus Cristo que a escolheu por sua Me. Portanto, todos os homens adultos necessitam de Misericrdia Divina; e os sinceros seguidores da Bblia receberam-na, agradecidos, no sacramento da confisso.

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