Formação - cancaonova.com

Formações

Imagem de Destaque

A importância do trabalho

Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom corao
A+ A-

O trabalho uma grande terapia. Depois que o pecado entrou no mundo, Deus determinou que o homem ganhasse o po de cada dia com o suor do seu rosto, no como castigo, mas como correo.

Voc precisa trabalhar. Qualquer que seja o trabalho, sendo honesto, ele belo aos olhos de Deus, porque com ele voc est cooperando com Deus na obra da Criao. No importa se o sua atividade consiste nos simples afazeres de uma domstica ou nas complicadas tarefas de um cirurgio, que salva uma vida, tudo importante diante do Senhor.

Para Ele importa apenas a intensidade do amor com que cada trabalho realizado. Ele se tornar eterno na vida futura. Infelizmente, a maioria dos homens, mesmo muitos catlicos, tm uma viso distorcida do trabalho, e, por isso, fazem de tudo para se verem livres dele. um engano.

Para nos mostrar a importncia do trabalho, Jesus trabalhou at os trinta anos naquela carpintaria humilde e santa de Nazar. E para nos mostrar que todo trabalho santo, qualquer que seja, Ele assumiu o trabalho mais humilde, o de carpinteiro, que era desprezado no seu tempo.

So Bento, de Nurcia, tomou como lema da vida dos mosteiros: Ora et Labora! (Reza e Trabalha!). O trabalho no uma penalidade, mas sim a colaborao do homem e da mulher com Deus no aperfeioamento da criao visvel (Catecismo da Igreja Catlica CIC 378).

O trabalho , pois, um dever: Quem no quer trabalhar, tambm no h de comer (2Ts 3,10). O trabalho honra os dons do Criador e os talentos recebidos. Suportando a pena do trabalho unido a Jesus, o arteso de Nazar e o crucificado do Calvrio, o homem colabora de certa maneira com o Filho de Deus na Sua obra redentora (CIC 2427).

Para todos ns, a primeira maneira de servir trabalhando bem, j que pelo trabalho que servimos aos outros. Sem o trabalho do homem no h o po e o vinho que, na mesa Eucarstica, se transformam no Corpo e no Sangue de Cristo. Sem o trabalho do homem no teramos o po de cada dia na mesa, a roupa, a casa, o transporte, o remdio, a cultura, etc. Tudo que chega a ns fruto do trabalho de algum; por isso que o labor santo e nos santifica quando realizado com f, conforme a vontade de Deus.

So Domingos Svio, aquele belo santo salesiano de 14 anos, dizia que: Ser santo cumprir bem os deveres e ser alegre.

So Paulo ensinou como devemos trabalhar: Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graas a Deus Pai (Colossenses 3,17).

preciso notar bem esse tudo quanto fizerdes, nada fica de fora, nada profano na nossa vida. Tudo deve ser feito em nome do Senhor, para dar graas ao Pai. Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom corao, como para o Senhor e no para os homens. Sabeis que recebereis como recompensa a herana das mos do Senhor. Servi ao Senhor Jesus Cristo (Colossenses 3, 23-24).

Tudo o que fazemos deve ser feito para o Senhor. No importa o que seja, se grande ou pequeno, deve ser feito tendo o Senhor como o Patro. Se voc lavadeira, ento lave cada camisa ou cada cala como se o prprio Jesus fosse vesti-las.

Se voc, cozinha, faa a comida como se o Senhor fosse sentar-se mesa daqui a pouco, para comer essa comida. Se voc um pintor de paredes, pinte a casa como se ela fosse a morada do Senhor. Se voc varre a rua, limpe-a como se o Senhor fosse passar... Se voc um aluno, estude a lio como se o professor fosse o Senhor Deus.

isso que So Paulo quer nos ensinar quando diz que tudo deve ser feito de bom corao, como se fosse para o Senhor, e no para os homens. claro que com essa nova tica, voc vai trabalhar da melhor maneira possvel, com todo o talento, cuidado, dedicao, competncia, honestidade, pontualidade... perfeio, porque o far para Deus. Isso santifica.

Quando trabalhamos assim, em casa ou na rua, toda a vida muda de sentido e toda ela se torna perfeitamente sagrada, pois vivida plenamente para Deus. importante tambm notar o que So Paulo diz a seguir: Sabeis que recebereis como recompensa a herana das mos do Senhor.

Que herana essa que o prprio Senhor nos entregar? a vida eterna, o cu, o prmio, por voc ter sido fiel no pouco. Isso mostra que cada minuto do nosso labor aqui na terra, vivido por amor a Deus, com reta inteno de agrad-Lo, se transforma em semente de eternidade. Podemos dizer que as gotas honestas de suor que voc derramar, aqui na terra, sero recolhidas no cu. Da a importncia de no se perder tempo, no jogar a vida fora sem nada fazer.

O mundo bom, porque foi todo ele feito por Deus. Foi o pecado que o desfigurou. Mas, pelo trabalho de cada um podemos restituir ao mundo a beleza, a bondade e a ordem com que Deus o criou. O trabalho a marca do homem na criao, tornando-se um grande colaborador de Deus. O trabalho bem feito um bom exemplo, por isso o cristo tem que realiz-lo com toda a perfeio possvel, empregando todos os talentos.

Um mau trabalhador um mau cristo. Um operrio displicente um mau cristo. principalmente com o trabalho bem feito, exemplar, que brilhar a luz do nosso testemunho cristo diante dos colegas e Deus ser glorificado.

Prof. Felipe Aquino www.cleofas.com.br

Foto

Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Prof. Felipe Aquino @pfelipeaquino, é casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br


30/04/2009 - 00h00

Tags: trabalho servio felipeaquino formao cancaonova


Ver Coment�rios
+ Formações

Mais acessados

12-11-2012 -

Que eu veja!

formao
copyright© 2007 - Fundação João Paulo II. Todos os direitos reservados