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O pecado da luxúria

A desordem dos sentidos que leva aos vcios
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Deus quis dar um prazer sensvel ao alimento, para que o homem, se alimentando daquilo que lhe parecia saboroso, mantivesse a vida. Da mesma maneira, o Senhor concedeu humanidade a realizao do prazer sexual, por meio do qual tambm a espcie humana se multiplica. o prazer ntimo, permitido ao casal, unido pelo matrimnio, o qual se abre tambm graa da procriao.

O pecado da luxria vem desvirtuar aquilo que belo, estabelecendo uma desordem, provocando a degradao de algo bom no que toca a dimenso sexual, fragilizando o indviduo e levando-o ao vcio.

A luxria impossibilita o homem de viver a castidade no corpo, nos pensamentos e nas atitudes. uma desordem que toma conta da pessoa na sua totalidade. Mas isso acontece de maneira lenta. A pessoa se mantm consumindo demoradamente produtos como vdeos, revistas, entre outros, os quais a levaro realizao de desejos perniciosos, provocados pelas fantasias.

Tal como a gestao, essas desordens acabam levando ao nascimento do pecado. A pessoa se concentra apenas no prazer impuro e se fecha inteiramente em funo de realizar o prazer desmedido.

Esse mal tambm afeta muitos casados que, em consequncia de um desvio provocado por esse prazer desmedido, faz do cnjuge um objeto. Dessa forma, conduzida pelo desejo, a pessoa presa aos prazeres grosseiros pouco se interessa por aquilo que a faz crescer.

Toda vez que se procura esse tipo de prazer malfico se pratica o pecado mortal da lxuria, que levar a pessoa cada vez mais por caminhos mais e mais promscuos, destruindo aquilo que lhe foi reservado de belo, saudvel e bom.

Um jovem que tem como hbito ficar com vrias meninas ao mesmo tempo, certamente ter dificuldade em manter a fidelidade a apenas uma mulher.

Os vcios impuros paralisam os gostos para tudo aquilo que nobre. A amizade pura quase desaparece, pois quem vive o desequilbrio se torna escravo das paixes.

Deus nos fez para o equilbrio e para o bem, de modo que as desordens provocadas pelo pecado nos afastam do Senhor.

Jamais ser possvel conquistar a vitria sobre tais paixes se no nos empenharmos na fuga das ocasies de pecado e buscarmos a convico profunda para uma mudana de atitude. Se aspiramos alcanar o cu precisamos ter convico para a superao de nossos pecados.

O prazer impuro nos leva aos nveis mais animalescos e irracionais. Se a justificativa de algum para o pecado dizer que "a carne fraca", ento, no se pode colocar prova a fraqueza da carne.

Nada impossvel para o corao orante, por isso, apoiados na graa, precisamos reconhecer que o prazer malfico nos atrai; mas precisamos nos abrir tambm quilo que Deus quer para ns.

Quem consciente da prpria fraqueza no se expe ao perigo, pois quem ama o perigo nele perece.

Para vencer o pecado preciso romper com as paixes provocadas pela iluso, pela fantasia. A nossa fragilidade diante do pecado, muitas vezes, resultado de uma decepo ou situaes mal resolvidas.

Nesta sria sobre os pecados capitais, padre Eliano nos apresenta, de modo simples, algumas prticas e dicas para que nos desvencilhemos das teias do pecado da lxuria.

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