Formação - cancaonova.com

Formações

Imagem de Destaque

Depressão tem cura

A medicina cuida do corpo e Deus cuida da alma
A+ A-

Depresso significa buraco. O Vaticano fez um congresso sobre esse assunto, porque eles esto preocupados com esse mal. Eu li o resumo do congresso e vi que so 300 milhes de pessoas no mundo que sofrem com esse mal. Precisamos tratar desse povo.

A medicina cuida do corpo e Deus cuida da alma. E a depresso uma doena mais da alma que do corpo. E quem cuida da alma o psiclogo e a religio. Essa enfermidade tem cura e a cura tem trs caminhos:

- Procure um mdico psiquiatra, ele pode dar remdio;

- preciso um psiclogo para saber como se comportar diante das situaes difceis;

- O tratamento tem de ser fsico e espiritual.

No tenha medo de procurar os trs tratamentos. A depresso muito difcil de ser diagnosticada.

Uma pessoa deprimida pode apresentar: doena crnica, problema afetivo, falta de sentido para a vida, excesso de trabalho. Essas so causas. Mas o que ela sente? Muitos podem ser os sintomas da depresso, como: cansao, pensamento de culpa, tristeza, autoestima baixa, falta de apetite, falta de vontade de rezar, fadiga, memria fraca, insnia, dificuldade para decidir, pensamento de morte, quedas de cabelo, entre outros.

O importante saber que esse mal tem cura. Deus nos deu os psiclogos e temos tambm a famlia. Esta tem de cercar a pessoa e no deix-la no buraco. Todos tm de se juntar e se unir.

No adianta falar que a pessoa fraca. No importa por que ela est em depresso, voc tem de tir-la do buraco. Tem de ajuntar pai, me, irmos, namorado, cham-la para tomar um sol, sair, tomar um sorvete... Tem de tirar a pessoa do buraco com carinho e vagarosamente. um ato de amor e caridade - e a famlia importantssima.

O deprimido tem de agir contra esse mal, ou seja, reagir, no pode se entregar tristeza. Ele precisa cultivar a alegria e lutar para sair do buraco em que se encontra.

Como sair da depresso? Voc tem de ver o valor que voc tem. S assim no ficar no fundo do poo. S fica nesse local quem no d valor a si mesmo. Voc acredita que voc obra de Deus? Ento, por que voc deixa a obra d'Ele no buraco? Quem fica nesse lugar lixo. E voc uma obra de Deus!

A primeira coisa que um deprimido tem de entender que ele tem valor, que ele algum muito importante para Deus. Quando louvamos ao Senhor, damos voz e sentimentos a este mundo. Por que Jesus morreu na cruz? Por causa dos macacos, das galinhas? No. Ele entregou a vida na cruz por causa de voc, do valor que voc tem. E Ele o ama individualmente. Nenhum de ns tem a mesma impresso digital, pois Deus no quis nos fazer em srie, mas individualmente. A histria do mundo a histria de cada um de ns. Ele sabe o meu nome, a minha angstia, a minha dor.

Quando Cristo morreu na cruz, Ele no carregava somente seus pecados, mas suas angstias e dores. Ele j venceu suas tendncias, por isso voc no precisa ficar deprimido por causa dos erros, pois Deus "louco" de amor por voc. S o amor mais forte que a dor e a morte. Olhe para a cruz e voc ver o quanto Deus o ama.

Voc quer a prova de que Deus o ama? Jesus disse que Ele pode ter 99 ovelhas, mas se tem uma perdida Ele deixa as 99 para buscar voc. Se voc a ovelha deprimida, perdida, Ele larga as outras e vai buscar voc.

Diga para sua depresso: "Eu no morrerei nesta depresso, porque sou filho de Deus - e filho de Deus no pode morrer no buraco!"

No podemos abaixar a cabea para a depresso. Se voc perdeu um namorado e est com essa enfermidade, no olhe para o barulho do mar, olhe para Cristo. Para Deus no existe "beco sem sada". O Todo-poderoso est pronto para mover o cu a fim de que seu milagre possa acontecer, mas Ele no move um palha para fazer aquilo que voc pode fazer.

Foto

Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Prof. Felipe Aquino @pfelipeaquino, é casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br


14/04/2010 - 08h30

Tags: depresso medicina doena sade formao cancaonova



+ Formações

Mais acessados

12-11-2012 -

Que eu veja!

formao
copyright© 2007 - Fundação João Paulo II. Todos os direitos reservados