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Os sete dons do Espírito Santo

Com eles o Parclito possui por completo a nossa alma
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Brotar um ramo da raiz de Jess, uma flor nascer desta raiz e descansar nela o Esprito de Sabedoria e de Entendimento, o Esprito de Conselho e Fortaleza, o Esprito de Cincia e de Piedade e a encher o Esprito do Temor do Senhor.

O que Isaas chama espritos o que a tcnica teolgica chama dons. Dessa forma, o profeta enumera sete DONS. O nmero sete, na Bblia, sempre significou plenitude. O Esprito Santo, que procede do Pai e do Filho, um manancial infinito de dons. Ele habita em ns e dirige, de maneira magistral, nossa vida espiritual.

Ele quer estabelecer nas diferentes partes do complicadssimo ser humano estes receptores que so os Seus dons, pelos quais Ele se comunica conosco e pode influir em todas e em cada uma de nossas faculdades humanas. Acima de todas as nossas faculdades, est o entendimento. a faculdade mais alta, a mais nobre que possumos, a que nos torna semelhantes aos anjos, a que pe em nossas almas um trao da imagem de Deus. Nessa faculdade altssima, o Esprito Santo de Deus colocou quatro dons: Sabedoria, Entendimento, Cincia e Conselho, que correspondem aos diferentes hbitos intelectuais que os filsofos dizem que temos em nosso entendimento.

Pelo dom do Entendimento, penetramos nas verdades divinas e, para julgar destas verdades, temos trs dons: o da Sabedoria, que julga as coisas divinas; o da Cincia, que julga as criaturas; o do Conselho, que regula e dispe os nossos atos.

Na vontade, que a faculdade que segue, em categoria e nobreza, a nossa inteligncia, h um dom: o dom da Piedade, que tem por objetivo regular e dispor nossas relaes com os demais. Para dominar a parte inferior do nosso ser, h dois dons: o de Fortaleza e o de Temor de Deus. O de Fortaleza, para tirar-nos o temor do perigo: o do Temor de Deus, para moderar os mpetos desordenados de nossa natureza humana. A palavra "temor", aqui, no significa medo, mas respeito, conscincia de que estamos na presena de Deus.

Assim, desde o pice do nosso esprito, que a inteligncia, at a poro inferior do nosso ser, o Esprito Santo tem os Seus dons para comunicar-se com este mundo que trazemos em ns, para poder inspirar e mover os nossos atos.

Por este conjunto de dons, o Esprito Santo possui por completo a nossa alma e estes dons tm entre si relaes estreitas. O prefeta Isaas os coloca aos pares: Esprito de Sabedoria e Entendimento; Esprito de Conselho e Fortaleza; Esprito de Cincia e Piedade; Esprito de Temor de Deus.

Com esses dons, lembrando que, entre eles h uma infinidade de nuances, era para o ser humano se aproximar cada vez mais da perfeio. S que Deus no quer nos fazer prontinhos e perfeitos. Ele quer que ns participemos da construo de um ser humano que seja realmente uma criatura divina. Ele democrtico. Ele arrisca porque acredita na nossa capacidade. preciso que abramos nosso corao, inteiramente confiantes no amor do Pai e peamos a Ele que o encha e que, por meio dos Seus dons, preciosos instrumentos da Sua atividade, influam em ns, mova-nos e nos conduza atravs de todas as circunstncias da vida, para que, por nossa vontade e com a Sua ajuda, conquistemos a ptria celeste j aqui no mundo que podemos melhorar, trazendo-lhe paz e justia e, depois, na eternidade.

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