Formação - cancaonova.com

Formações

Imagem de Destaque

Maria: modelo de louvor

O Magnificat nos faz viver cheios do Santo Esprito
A+ A-

A mulher e homem de louvor tm total adeso ao Senhor. Deus, de toda a eternidade, chamou o homem para o Seu louvor; essa a nossa vocao, o nosso chamado. Infelizmente, o homem se afastou da glria por conta do pecado; mas Deus, como fidelidade, quer salv-lo desse mal [pecado]. A nossa vida precisa se tornar um eterno louvor. Aquela pessoa, que chamada por Deus para o louvor, deve escolher a melhor parte. Qual parte que voc tem escolhido? Qual o centro da sua opo? Isso toca na base da nossa histria, muitas escolhas so feitas para a superficialidade.

S pode amar quem realmente faz uma experincia com Deus. Pea ao Altssimo a graa de uma viso sadia da vida. Esse louvor que nos alcana nos abre para o relacionamento, no qual ns vivenciamos a sinceridade, a verdade e a gratuidade; da a comunidade se torna uma expresso de louvor.

S o "homem novo" conhece o "canto novo" de louvor. Quem est preso canta um "canto velho", mas o "homem novo" canta com sua vida um "canto novo", em toda e qualquer circunstncia.

Voc foi criado para o louvor da glria de Deus, por isso no jogue o dom da sua vida fora! Seja voc casado, consagrado, solteiro, seja em qual realidade de vida estiver, que voc busque um corao unido a Deus, pois prprio da alma que ama estar com o Amado.

O mstico aquele que, na intimidade, vai eleger o absoluto de Deus em Jesus Cristo. O mstico algum aberto ao Esprito Santo. O mstico, pela ao do Esprito Santo, faz do fiel que fala com Deus um orante, um homem de orao; do que fala a respeito de Deus, um telogo; do que fala no lugar de Deus o Esprito Santo torna essa pessoa um profeta; daquele que fala em Deus o Esprito Santo o torna um mstico, aquele que faz todas as coisas em Deus. Essa a obra do louvor.

Como viver tudo isso? Precisamos de um modelo e a Virgem Maria o nosso modelo. Mergulhemos na vida de Nossa Senhora para entender como se manifesta esse louvor. A Santssima Virgem modelo porque ela toda transparente a Deus; aquele que quer viver o louvor da glria de Deus precisa ser uma pessoa transparente. Maria modelo do anncio proftico da Igreja e para a Igreja. O "Magnificat", cantado por ela, expressa tudo isso. O "Magnificat" o verdadeiro kairs, um tempo novo instaurado na histria.

"E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47. meu esprito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamaro bem-aventurada todas as geraes, 49. porque realizou em mim maravilhas aquele que poderoso e cujo nome Santo. 50. Sua misericrdia se estende, de gerao em gerao, sobre os que o temem. 51. Manifestou o poder do seu brao: desconcertou os coraes dos soberbos. 52. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53. Saciou de bens os indigentes e despediu de mos vazias os ricos. 54. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericrdia, 55. conforme prometera a nossos pais, em favor de Abrao e sua posteridade, para sempre" (Lc 1,46-56)

Para onde est voltado o olhar da Virgem Maria? Totalmente fixado em Deus. Aquela, que acreditou, est com o olhar totalmente voltado para o Todo-poderoso. Voc cantou o "Magnificat" com sua alma elevada ao Senhor? Se seu olhar est perdido preciso coloc-lo sob o olhar d'Aquele que o Absoluto, o Senhor; Ele recolhe sua alma e a lana no infinito, que Ele.

Maria se volta para o Senhor, que trs vezes santo. uma manifestao to profunda que tudo silencia, por isso, para ser louvor, preciso fazer a experincia do silncio que nos cala. Maria modelo de louvor porque est toda voltada para Deus Pai.

Diante do Altssimo a criatura se conhece na verdade. Ela tem um corao que vivencia o autoconhecimento. dessa forma que Nossa Senhora se sente no "Magnificat", olhada por Deus e ao mesmo tempo pequena. Permita hoje que o Senhor o olhe com amor. Maria se sente olhada e alcanada pelo amor de Deus, essa a experincia do autntico louvor. O conhecimento de si sem o conhecimento de Deus geraria o desespero. Quantas pessoas desesperadas h, porque experimentam a incapacidade diante da vida e por no conhecerem a Deus se desesperam.

A Santssima Virgem Maria a exaltao mais pura do conhecimento de Deus e de si. a alegria, o jbilo da criatura amada pelo Criador. O "Magnificat" um falar no Esprito, que no se pode compreender a no ser n'Ele mesmo [Esprito Santo de Deus].

O "Magnificat" no apenas para ser recitado, mas vivido, um cntico que nos faz viver cheios do Santo Esprito, cheios da graa de Deus! O caminho est vazio de si. Sem pequenez no existe o mais belo louvor de Deus. O belo louvor brota dessa experincia.

Seja livre e dcil. As palavras do Cntico de Maria ["Magnificat"] mostram o verdadeiro louvor e decisivo porque o Messias chegou. O corao orante de Virgem Santssima entoa tudo isso. Vamos orar como Nossa Senhora. Se o seu olhar hoje no est voltado para Deus tempo de volt-lo para o Senhor.

+ Formações

Mais acessados

12-11-2012 -

Que eu veja!

formao
copyright© 2007 - Fundação João Paulo II. Todos os direitos reservados