Formação - cancaonova.com

Formações

O Tau de São Francisco

Presente nas Escrituras, o Tau simboliza esperança, conversão e despojamento
A+ A-

O “T” é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do alfabeto grego. Em Ezequiel 9,4 , é símbolo bíblico, marca que os justos carregavam na testa, para protestar contra as abominações de Jerusalém. No livro de Apocalipse, o Tau é apresentado como sinal de redenção e libertação do extermínio.

O Papa Inocêncio III , explica o Tau, pela semelhança com a cruz, como pertença e sinal de verdadeira fé em Jesus Cristo Crucificado. São Francisco, devotíssimo da Santa Cruz, adotou o Tau, e o recomendava por palavras e por escrito de próprio punho nas cartas que enviava, usava-o como forma de benção.

Frei Pacífico viu ma fronte de Francisco um grande Tau a iluminar-lhe i rosto. No convento de Assis, conserva-se um Tau desenhado por São Francisco. Ao Tau atribui-se a certeza da salvação , sinal de esperança, símbolo de esperança, conversão permanente e despojamento, fazer-se pobre.

Simboliza ainda, penitência, dos filhos de Deus, exigência de uma missão, e marca dos que respondem SIM ao chamado de Deus para criar uma sociedade nova, com seus fundamentos no amor, na paz e no bem.

À você, Paz e Bem!

+ Formações

Mais acessados

copyright© 2007 - Fundação João Paulo II. Todos os direitos reservados