cancaonova.com CHAT SHOPPING NOTÍCIAS LITURGIA DIÁRIA TV RÁDIO EU AJUDO   E-MAIL   MAPA   RSS
Quarta-Feira, 19 de agosto 2009, 10h55
Não podeis servir a Deus e ao dinheiro
 
“Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará a outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (São Mateus 6,24).

Não se pode andar para a esquerda e para a direita ao mesmo tempo. Ninguém pode ir para frente e para trás ao mesmo tempo. Costuma-se brincar dizendo que ninguém consegue assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Ou faz uma coisa ou faz outra. “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

Jesus nos diz isso para nos libertar e explica o porquê: “Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará outro, ou se apegará a um e desprezará o outro”. Estamos acostumados com nossas desculpas: “Afinal de contas, não estou servindo ao dinheiro. Procuro ter dinheiro, ganhar a vida e progredir. Qualquer pessoa precisa progredir, pensar na vida, nos filhos, no futuro. Preciso garantir o que já tenho”. Nunca consideramos estar servindo ao dinheiro, ou seja, vivendo em função das riquezas. Aqui, “servir” está nos sentido de viver em função dele [dinheiro]. Ou você vive em função de Deus e do Reino de Deus ou vive em função do dinheiro.

A Bíblia da Ave Maria tem uma nota declarando que riqueza, aqui, literalmente é “mamon”: um deus pagão, o deus do dinheiro, o deus do luxo, da pompa, que se apresentava cheio de luxo e riquezas. Jesus diz: “Você não pode servir a Deus e a Mamon. Servir ao Deus Vivo e Verdadeiro e ao deus do dinheiro. Isso não é possível!” Você não pode viver em função de Deus e do Reino de Deus e, ao mesmo tempo, em função das riquezas deste mundo.

Você precisa se acostumar a viver com simplicidade. Não é uma questão de ter muito ou pouco: é um questão de coração. É no coração que tudo acontece: ou você é simples, pobre, humilde, “esvaziado”, está contente com aquilo que tem e busca as coisas simples ou então você é apegado, egoísta, ganancioso, cheio de cobiça, quer ter mais, adquirir, possuir mais. É uma questão de coração.

Aonde seu coração o está levando? A ter mais, a conquistar, a ganhar e a possuir mais? Ou seu coração o está levando a viver na simplicidade, na pobreza, contentando-se com aquilo que tem?

Conforme sua resposta eu direi: você está servindo a Deus ou está servindo a Mamon, o rei da riqueza. Não dá para escapar. Ninguém fica no meio-termo. Ou você se inclina para um lado ou se inclina para o outro. Jesus diz que se sua vida está orientada para a riqueza você não pode estar orientado para Deus. Você não pode servir a Deus e ao dinheiro. Ou você vai para um lado ou vai para o outro. Ou você caminha para a direita ou para a esquerda. Não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Isso quer dizer: para ser verdadeiramente cristão e viver o Evangelho de Jesus, você tem de cultivar em si a pobreza, a simplicidade, o despojamento e contentar-se com aquilo que tem. É lógico que o Pai quer que Seu filho viva com dignidade, tenha o alimento de cada dia, mas não precisa de luxo, de comidas caríssimas, refinadas, principalmente não precisa andar esbanjando. O Pai quer que você se vista com simplicidade e bom gosto; você não precisa de luxo, de se sobrepor aos demais com suas roupas.

Infelizmente, a tentação trouxe aquilo que São João, em sua carta, chama de concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida. Temos tudo isso: concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida. Você vê mais e quer ser mais do que os outros.

Você não precisa seguir a loucura do mundo, estar sempre na moda, hoje, amanhã e depois de amanhã... não precisa de nada disso. Pode ter muito bom gosto e ser simples. O Senhor que que Seus filhos tenham trabalho, ganhem o pão com o suor de seu rosto, que tenham sua casa com móveis, com o necessário. Contudo, você não precisa de luxo nem de ostentação. O Pai quer que Seus filhos trabalhem, mas não quer que vivam em função do trabalho e do ganhar mais.

O que Jesus nos diz é muito sério! E justamente por isso deve ser encarado com seriedade: “Ninguém pode servir a dois senhores. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

Para que lado está caminhando sua vida?

(Trecho do livro “O Pão da Palavra – volume 2” de monsenhor Jonas Abib)

.: Receba Mensagens do Monsenhor Jonas no seu celular

Shopping Virtual:


.: Livro
Fragmentos de uma vida em Deus
Monsenhor Jonas Abib



.: DVD
'Como é linda a nossa família'
Monsenhor Jonas Abib