cancaonova.com CHAT SHOPPING NOTÍCIAS LITURGIA DIÁRIA TV RÁDIO EU AJUDO   E-MAIL   MAPA   RSS
Terça-Feira, 22 de setembro 2009, 11h05
'Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura'
 
“Por isso, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova” (II Coríntios 5,17). É uma afirmativa, não é uma hipótese: “Por isso, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura.” Não é uma suposição: “Talvez seja! Quem sabe...Pode ser!”. É uma realidade.

Esta é sua alegria e sua certeza. Queira ser essa criatura nova. A criança que está no ventre de sua mãe, em gestação, é uma nova criatura. Não está tudo pronto nem completo, mas ali existe um novo ser. Assim também é conosco: muitas vezes, olhamos para a vida e não percebemos em nós a “nova criatura”. Parece que somos os mesmos, que nada mudou, que as coisas velhas continuam: nosso temperamento... nosso caráter... Parece que os defeitos e os pecados continuam os mesmos. Então, vêm o desânimo e a prostração. Não, o Senhor quer lhe dar a certeza: a nova criatura está em você. Você é um ramo enxertado na videira, que é Jesus Cristo.

Uma maravilhosa transformação está acontecendo em você. Um homem novo, uma criatura nova já está se formando. Você já é uma nova criatura, mas ainda em gestação: ela vai se formando...

Aqui há um grito que vem do fundo d'alma: “Em nome de Cristo, nós vos suplicamos, deixai-vos reconciliar com Deus” (II Coríntios 5,20b). Reconciliação compreende, também, voltar para casa, fazer as pazes, voltar ao mútuo amor. Reconciliar-se compreende também perdoar, deixar todo o passado de lado. É isso que é reconciliar.

Deus nunca deixou de ser fiel a você. Justamente por causa da fidelidade do Senhor, porque Ele permanece fiel apesar de nossa infidelidade, é o momento de voltar para casa. É como no caso de um cônjuge infiel. Separou-se, foi para longe, transviou-se. O outro cônjuge, porém, permaneceu fiel. É necessário agora que aquele que se afastou volte para casa para que haja reconciliação. O mesmo acontece com você. Deus permaneceu fiel. Em nenhum momento Ele deixou de amá-lo. Pelo contrário, permaneceu de braços abertos como o Pai do filho pródigo: de braços abertos para recebê-lo. Mais ainda: o Senhor foi Bom Pastor que sempre esteve com você, seguiu suas pegadas para trazê-lo de volta.

Tenha a certeza de que em muitos e muitos acontecimentos de sua vida o Senhor estava em seu encalço, eu diria até que ela o perseguia, amorosamente, para que fosse tocado por Sua graça e voltasse para Sua casa.

E o momento é agora! Você é chamado a voltar para casa do Pai. Aquele que estava longe, muito longe, mas estava afastado, é convidado agora a voltar para a casa do Pai, a permanecer na casa d'Ele e a ser o filho que vive com o Pai. Mesmo aquele que estava perto é chamado a aproximar-se ainda mais.

Tenha certeza: Deus agiu em seu coração e remexeu sua vida. Se olhar para trás, verá quantos fatos dolorosos houve em sua vida. Não é porque Deus quisesse o seu mal ou o estivesse castigando. Não! Era o Senhor em seu encalço chamando-o de volta para Sua casa. Então... não se faça de rogado. Volte o mais depressa possível. Deixe-se tomar por Jesus, o Bom Pastor. Deixe que Ele o tome em Seus braços e o carregue carinhosamente junto a Seu peito e o leve de volta para Sua casa.

Na hora em que você deixar que o Senhor faça isso, já começará a ser uma nova criatura. “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura.” Na hora em que Jesus pegar você nos braços, ou melhor, quando você permitir que Ele o pegue nos braços, você já começará a ser uma nova criatura. Ele vai começar então a gerar em você o homem novo: a criatura nova que você precisa ser. Nesse momento já passou o que era velho, e eis que tudo se faz novo. Nesse momento o Senhor esquece o passado, como o pai daquele filho pródigo se esquece da ingratidão e das revoltas do filho, porque este estava perdido e foi reencontrado, estava morto e voltou à vida.

Você não quer dar essa alegria ao Senhor? Ele está em seu encalço. Deixe-se tomar por Jesus!

(Trecho do livro “O Pão da Palavra – volume 1” de monsenhor Jonas Abib)

.: Receba mensagens no celular

.: Faça parte do grupo: "Monsenhor Jonas Abib"

.: Conteúdo acessível também pelo iPhone

.: Baixe papel de parede especial para o Mês da Bíblia no seu celular

.: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova!

.: Vote a favor do ensino religioso!

Shopping Virtual:


.: Livro
Fragmentos de uma vida em Deus
Monsenhor Jonas Abib



.: DVD
'Como é linda a nossa família'
Monsenhor Jonas Abib