cancaonova.com CHAT SHOPPING NOTÍCIAS LITURGIA DIÁRIA TV RÁDIO EU AJUDO   E-MAIL   MAPA   RSS
Sexta-Feira, 30 de setembro 2005, 08h17
Homilia: Padre Jonas :: Transformados pela Palavra
 

Na manhã de hoje, dia em que a Igreja comemora São Jerônimo, tradutor da Bíblia para várias línguas, Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, celebrou Santa Missa em sua memória e ressaltou o poder de transformação que a Palavra de Deus tem.

Confira homilia desta Santa Missa:

.: Ouça esta homilia na íntegra


Hoje nós temos um exemplo maravilhoso do que é a Palavra de Deus. Vocês viram como o salmo de hoje (Sl 78), Palavra de Deus, disse: "Derramaram o seu sangue como água em torno das muralhas de Sião, e não houve quem lhes desse sepultura! Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, um objeto de desprezo e zombaria para os povos e àqueles que nos cercam. Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? Conservareis eternamente a vossa ira? Como fogo arderá a vossa cólera?"

Mas, por que Deus tem palavras duras como esta? É como o remédio. Quando há uma cirurgia, dói, a pessoa vê tudo aquilo, mas é porque ela está doente. Há remédios ruins, amargos, mas precisamos tomar. A farmacêutica faz de tudo para o remédio ter um bom sabor, mas nem sempre é possível, mas mesmo assim é desse remédio que precisamos tomar.

São João vai dizer na sua primeira Carta que se confessarmos nossos pecados, Deus aí está, fiel e justo, para nos purificar de toda iniqüidade. Quando você manifesta, põe para fora aquilo, quando começa a verbalizar, "desembuchar", isso toca os nossos sentimentos. Aquele endurecimento inicial cai, a emoção vem e facilita. A Palavra de Deus faz isso, e foi isso que aconteceu com o profeta Baruc: "Mas não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus, como vem nas palavras dos profetas que ele nos enviou, e entregamo-nos, cada qual, às inclinações do perverso coração, para servir a outros deuses e praticar o mal aos olhos do Senhor, nosso Deus!" (Br 1,21-22)

Gente, o que acontece nos Sacramentos? Nós usamos justamente as Palavras que Jesus usou. Quando eu era seminarista, eu estranhava porque na hora da Consagração há uma narração. Mas isso é o que está justamente no Evangelho – é Palavra de Deus.
Na hora que nós narramos aquilo, que é Palavra de Deus, a maravilha acontece. Temos diante de nós o Senhor. Quem faz isso? A Palavra de Deus; ela é suficientemente poderosa para fazer qualquer coisa. A Carta aos Hebreus vai dizer que tudo foi criado pela Palavra; nada existia e começou a existir pela Palavra. E, também, quando o padre pronuncia a Palavra somos perdoados de nossos pecados.

Hoje, damos graças a Deus, pela Palavra d’Ele que podemos ter em nossas mãos. O Diácono Nelsinho Corrêa me contava que Jerônimo (São Jerônimo) superou Agostinho e outros mais no que se refere ao seu temperamento forte e rude. Só um homem assim para traduzir a Bíblia com as dificuldades gráficas da época. Se hoje temos a Bíblia em tantas línguas é graças à tenacidade de São Jerônimo.

Eu preciso dar glória a Deus: tudo aquilo que sou devo à Palavra de Deus. Tudo aquilo que você tem na TV, no Rádio, na Internet é por causa da Palavra de Deus que me transformou, transformou os membros da Canção Nova. Está aí a Palavra de Deus materializada.

"O que nós pedimos, Senhor, é que sua Palavra se materialize e a minha transformação aconteça. Que o meu modo de agir e reagir, meus sentimentos, emoções, todo o meu ser se mude pela tua Palavra.
Obrigado, Senhor, pela tua Palavra, por São Jerônimo, porque a tua Palavra é a verdade, por tudo aquilo que Ela fez e vai fazer. Que o Espírito Santo, pela tua Palavra, transforme a minha vida."

Transcrição: Maurício Rebouças
Fotos: Natalino Ueda



Adquira no shopping.cancaonova.com:

Ótimo método
Livro: A Bíblia no meu dia-a-dia,
de Padre Jonas Abib
Editora Canção Nova