Disponibilidade interior

Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa quero misericórdia e não sacrifício. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mateus 9,9-13).

Respondendo ao chamado

Aqui, nós estamos diante do chamado de Mateus. Um pouquinho antes, Jesus diz para Mateus: “Vem e segue-me”. Jesus chama um cobrador de impostos, considerado pecador público. Olha a audácia de Jesus! Diante daqueles que iriam criticá-lo, julgá-lo e até mesmo caluniá-lo!

A misericórdia Divina e o perdão

Mostra que o chamado de Deus não depende do passado da pessoa, mas do amor e da misericórdia de Deus para com cada um de nós. Cada um tem uma história marcada pelo pecado, e Deus se utiliza de tudo isso para demonstrar a Sua misericórdia, o Seu amor e o Seu perdão. E qual foi a resposta de Mateus? Foi uma resposta imediata, ou seja, ele se levantou e seguiu Jesus.

Mateus deixa tudo e responde com prontidão. Exemplo de disponibilidade e conversão verdadeira, ou seja, Jesus não veio para chamar justos, mas pecadores.

Prontidão e conversão

E quando Deus nos chama, nós temos que ter essa resposta imediata de Mateus, ou seja, a conversão mostra a nossa disposição em amar a Deus e buscá-Lo de todo o coração. A graça de Deus transforma a nossa vida quando há abertura de coração.

O que Deus espera de mim e de você? Abertura de coração, disponibilidade interior. Foi o que Mateus viveu naquele momento.

Sabendo da sua condição de pecador, ele não teve dúvidas quando Jesus o chamou, ou seja, Jesus come com os pecadores para demonstrar a cada um de nós. Ele veio para nos salvar!

Uma profissão de fé autêntica

Meus irmãos, minhas irmãs, precisamos fazer uma profissão de fé autêntica e dizer: somos pecadores. E porque somos pecadores, Deus se manifesta em bondade e misericórdia.

Que Deus o alcance neste momento que você está escutando essa homilia, para que você se sinta como Mateus: acolhido, amado e chamado por Deus.

Que Ele o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.