Gesto de humildade

“Jesus, vestindo o manto, sentou-se de novo e disse aos seus discípulos: ‘Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais mestre e senhor, e dizei bem, pois eu sou. Portanto, se eu, o Senhor e mestre vos laveis os pés, também vós devereis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz'” (João 13,1-15)

Gesto de serviço

Nós estamos no contexto da Última Ceia, do amor de Jesus até o fim por cada um de nós.

Jesus não faz distinção ao amar os Seus discípulos, mas Ele, sabendo que Judas o iria trair, mesmo assim dá a oportunidade para que ele possa mudar de vida. Mas o amor de Jesus é um amor de ação, um amor que se manifesta em gestos concretos de serviço.

Então, qual é o contexto da Última Ceia? O lavar dos pés, o gesto de humildade, o gesto de serviço. Quando Jesus realiza esse gesto, Ele inverte as expectativas dos discípulos, mas também oferece um modelo de serviço e humildade, algo impensável para um mestre.

Jesus, o Filho de Deus, Ele lava os pés para nos mostrar que mesmo sendo Deus, Ele se abaixa, Ele se coloca no mesmo nível que nós, menos no pecado, para nos mostrar, para sermos semelhantes a Ele, precisamos servir e servir com amor. Porque se nós não fizermos essa dinâmica do amor, nós encheremos nosso coração de orgulho, nós olharemos somente para os nossos desejos, os nossos planos, os nossos sonhos, e nós não teremos capacidade de enxergar o outro e se colocar a serviço do outro.

Jesus deu o exemplo, e nós devemos seguir-Lhe.

Sejamos discípulos que possam viver o que o Mestre ensinou, o serviço e o amor. E os gestos concretos nós precisamos realizar na nossa vida para que, assim de fato, a graça de Deus possa acontecer em nós. Tenhamos a missão de servir, e o desafio de buscar a humildade sempre.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.