[:pb]Os nossos antepassados representam a nossa história de vida[:es]Nuestros antepasados representan nuestra historia de vida [:]

[:pb]

Que Deus misericordioso abençoe a vida de cada um de nós, de nossos avós e todos os nossos antepassados

Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações” (Eclo 44,1).

Hoje, celebramos São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus e pais da Virgem Maria. Ao celebrarmos Sant’Ana e São Joaquim, estamos celebrando também os nossos avós. Eles são nossos antepassados, porque, aqui, não incluímos somente os avós, mas os nossos bisavós, tataravós e toda a linhagem que perpetuou e chegou até nós, a importância que eles têm.

.:Participe do Aprofundamento ‘Estudo Orante da Bíblia’ com padre Roger Araújo

Não elimine o seu passado, pois ele se faz presente em sua vida. Se os seus avós estão vivos, não se esqueça de correr para o colo deles e buscar a sabedoria, para beijar as mãos deles e ver neles a continuidade da história na sua vida.

Quanto mais conhecemos o nosso passado, melhor vivemos o presente e podemos projetar o futuro. Recordamos o passado não para ficarmos lamentando e lamuriando, mas para permitirmos que Deus cure a nossa própria história por meio da nossa história de salvação. Os nossos antepassados representam a nossa história de vida.

Nossa história de vida não começou no dia em que nascemos ou quando fomos gerados no ventre de nossa mãe, mas sim com nossos pais, avós, bisavós e assim por diante.

Eu faço questão de saber de onde vim, de que lugar da África vieram os meus antepassados. Tudo isso é muito importante para eu me conhecer melhor, para entender os conceitos, para entender a vida que eu levo, o meu temperamento e a minha própria história. Eu não conheço a história para recriminá-la, eu reconheço a história para transformá-la. Sou a continuidade que precisa seguir adiante ou sou a continuidade que precisa transformar e mudar o rumo da história. Eu não posso negá-la, preciso assumi-la. 

Os avós estão aí, justamente, para nos dar essa graça. Por isso, a importância de Sant’Ana e Joaquim, os avós de Jesus. Quero, hoje, suplicar que o Deus misericordioso abençoe a vida de cada um de nós e abençoe os nossos avós e todos aqueles que fizeram e fazem parte da nossa história, que são os antepassados. Os que estão vivos, celebremos com eles a vida; os que já partiram para a eternidade, celebremos mais intensamente, porque eles fazem parte do festim eterno.

Deus abençoe você!

[:es]

Que Dios misericordioso te bendiga la vida de cada uno de nosotros, de nuestros abuelos y todos nuestros antepasados

“Elogiemos a los hombres ilustres, a los antepasados de nuestra raza” (Eclo 44,1)

Hoy, celebramos San Joaquín y Sant’Ana, abuelos de Jesús y padres de la Virgen María. Al celebrar Sant’Ana y San Joaquín, estamos celebrando también a nuestros abuelos. Ellos son nuestros antepasados, porque, aquí, no incluimos solo los abuelos, pero nuestros bisabuelos, tatarabuelos y toda el linaje que perpetuo y llego hasta nosotros, la importancia que ellos tienen.

No elimine tu pasado, porque él se hace presente en tu vida. Si tus abuelos están vivos, no te olvides de correr para estar con ellos y buscar la sabiduría, para besar las manos de ellos y ver en ellos la continuidad de la historia en su vida.

Nuestra historia de vida no comenzó en el día en que nacemos o cuando fuimos generados en el vientre de nuestra madre, sino con nuestros padres, abuelos, bisabuelos y así por delante.

Yo quiero saber de donde viene, de que lugar de la África vinieron mis antepasados. Todo eso es muy importante para conocerme mejor, para entender los conceptos, para entender la vida que yo llevo, mi temperamento y mi propria historia. Yo conozco la historia para recriminarla, yo reconozco la historia para transformarla. Soy la continuidad que necesita seguir adelante o soy la continuidad que necesita transformar y cambiar el rumbo de la historia. Yo no puedo negarla, necesito asumirla.

Los abuelos están ahí, justamente, para darnos esta esta gracia. Por eso, la importancia de Sant’Ana y Joaquín, los abuelos de Jesús. Quiero, hoy, suplicar que el Dios misericordioso bendiga la vida de cada uno de nosotros y bendiga nuestros abuelos y todos aquellos que hicieran y hacen parte de nuestra historia, que son los antepasados. Los que están vivos, celebramos con ellos la vida; los que ya partieron para la eternidad, celebramos más intensamente, porque ellos hacen parte del festín eterno.

¡Dios te bendiga![:]