Parábola comunicada

A diferença entre ouvir e compreender a Palavra de Deus

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado, pois à pessoa que tem será dado ainda mais e terá em abundância. Mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eles falam em parábola, porque olhando eles não veem, e ouvindo eles não escutam. Não escutam nem compreendem” (Mateus 13,10-17)

A pergunta que perturba: por que usar parábolas?

Amados irmãos e irmãs, no Evangelho de hoje, os discípulos fazem uma pergunta que talvez seja algo que estava perturbando a mente de cada um deles: “Por que falas com eles em parábolas?” Essa pergunta revela o desejo de entender por que Jesus, que é o Verbo Encarnado, escolhe um modo aparentemente velado para anunciar verdades profundas. Então Jesus vai respondendo para eles: “Porque a vós foi dada a conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não!

A abertura do coração: a condição para o entendimento

Essa resposta pode aparecer para nós, à primeira vista, dura e excludente por parte de Jesus, mas o Senhor está nos amando profundamente quando fala dessa forma. O acesso ao Reino de Deus exige abertura de coração.

Jesus não está excluindo ninguém, não está sendo indiferente nem duro com ninguém. A Palavra de Deus está sendo pregada, anunciada, mas é preciso ter abertura de coração. É isso que o Senhor está revelando para nós de forma muito profunda.

As parábolas como espelhos que provocam a busca

O acesso ao Reino de Deus exige abertura de coração, humildade e disposição para acolher. As parábolas são como espelhos para nós, e quem tem olhos abertos para a fé vê nela a luz da verdade. Quem permanece fechado vê apenas histórias comuns.

Isso estava perturbando a mente, o coração daqueles para os quais as parábolas pareciam algo comum, mas Jesus queria usá-las para provocar, para tocar o coração, estigar a busca, suscitar o desejo de escutar mais profundamente.

É como um agricultor que lança a semente; nem todo solo a acolhe, mas o que é fértil produzirá muitos frutos. É por isso que Jesus nos fala em parábola, para tocar a simplicidade do coração do homem e da mulher.

E você, aceita ou não a Palavra de Deus? Fica a reflexão para que você possa produzir muitos frutos.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.