Tempestade e tribulação

Naquele tempo, Jesus entrou na barca e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Os discípulos aproximaram-se e acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo” (Mateus 8,23-27)

Lições do Evangelho para os momentos difíceis

Amados irmãos e irmãs, existe aqui, dentro deste Evangelho, alguns pontos importantes que nos ajudam a compreender que, nos tempos e momentos difíceis que nós passamos em nossas vidas, Deus sempre está conosco, ou seja, jamais Ele vai nos abandonar.

O primeiro ponto que eu queria trazer deste Evangelho é o seguinte: Jesus entra no barco com os discípulos. No sentido teológico, o barco significa a Igreja, ou seja, Jesus está no barco que é a Igreja. E o barco representa a Igreja em meio às tribulações do mundo, ou seja, a presença de Jesus, mesmo diante das tempestades, é uma presença marcante, ou seja, nós temos a garantia, não estamos sozinhos diante das adversidades.

A tempestade: símbolo das provas da vida

O segundo ponto deste Evangelho: a tempestade no mar é o símbolo das provações da vida, ou seja, a Igreja, símbolo do barco, Jesus no meio, junto com os discípulos, mas, diante da nossa vida, existem as tempestades, ou seja, as provações.

E todos enfrentamos tempestades, todos nós enfrentamos dificuldades, todos nós enfrentamos medos, doenças, dúvidas; a realidade da fragilidade humana.

A prova da fé

Os discípulos, mesmo sendo pescadores, experientes, se desesperaram, ou seja, nós não podemos desesperar frente às provações da nossa vida. A terceira coisa importante deste Evangelho: Jesus dorme, é a provação da fé. Parece que Deus está ausente em certos momentos da vida.

Aqui nós precisamos ter a confiança para superar o medo. A atitude dos discípulos mostra que eles ainda não confiam plenamente em Jesus.

A lição essencial

O que nós precisamos aprender dessas três realidades?

Mesmo nas dificuldades, precisamos confiar, Jesus está conosco. Lá em Mateus 28,20 diz o Senhor para nós: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos”.

Não tenha medo. Aguenta firme! O Senhor está no meio de nós.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.