salmo 94

Deus e eu: encontrando o Senhor por meio da Palavra

O poder da Palavra de Deus na nossa vida e caminho de santidade

A Palavra de Deus é eficaz, pois ela nos constrói, corrige, exorta, alegra e impulsiona-nos para a frente. Por isso, eu o convido a ter sempre a Bíblia perto de você.

Eu me lembro do Papa Francisco, que dizia assim: “Por favor, tenham um pequeno Evangelho na bolsa e leiam; procurem oportunidades para ler a Palavra de Deus”. E nós estamos aqui, no poder da Palavra, porque tenho manifestado, na minha vida, a força da Palavra de Deus para a minha perseverança. Sim, não é apenas a primeira conversão lá atrás; é hoje, é sempre. A nossa vida está sempre a caminho da santidade. É sempre viva a graça de Deus em Sua Palavra.

Eu tenho um amor muito grande pela Palavra de Deus! Eu beijo a Palavra de Deus! E lembro quando o padre Jonas nos ensinava a tê-la no coração, a amá-la. É isso que estou fazendo, pedindo a Nosso Senhor que me dê forças para amar a Sua Palavra, porque o Senhor está nela. Encontramos Cristo em toda a Sagrada Escritura, e o Espírito Santo nos conduz ao versículo, ao texto que mais toca o nosso coração no momento presente.

Reflexão e oração com o Salmo 94

O Salmo 94 é orado na Liturgia das Horas, na oração da manhã, e nós vamos rezar com ele. Podemos rezá-lo durante todo o dia, pela madrugada, até decorá-lo.

Eu vou à missa no seminário às 6h30 da manhã, e os seminaristas rezam esse Salmo de cor — e eu acho tão bonito! É um canto ao nosso Deus.

No Salmo 94, o salmista fala do povo de Deus que atravessou o deserto, que foi escravo no Egito — a história do povo de Deus — e, ao mesmo tempo, ele traz a alegria: “Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos a nossa Rocha e Salvação!”

Nesse momento, veio-me ao coração: vamos fazer um exame de consciência e pensar:
Quando eu desgostei o coração de Deus?
Quando fiquei longe da Palavra?
Quando não busquei a confissão?
Quando não busquei a reconciliação?
Por que deixei meu coração tão duro, por tanto tempo, triste e sem louvar a Deus?

Deus é o rochedo da minha salvação, e eu preciso apresentar-me diante d’Ele com louvores, preciso cantar alegre ao nosso Deus. Assim, fica sempre uma música soando nos nossos pensamentos, e vamos sentindo aquele desejo de estar e permanecer com Ele.

A importância de amar, meditar e viver a Palavra de Deus

Dias atrás, eu estava com o Eto na roça, tirando uns dias de descanso, e coloquei para nós dois a música sertaneja “Deus e Eu”. Essa música ficou dentro de mim e ainda está. Até disse ao Eto: o autor nem imagina; talvez o cantor nem tenha pensado nisso, mas é uma oração.

Cada um de nós é convidado a orar do jeito que o Espírito Santo inspira: para agradecer, para louvar a Deus. Deus e eu no sertão, não é? E você vai percebendo a graça d’Ele! Quantos milhões de pessoas já cantaram ou cantam essa música — que nem é religiosa, mas fala de Deus ao nosso coração!

Deixe o Senhor conduzir você como Sua ovelha amada

Salmo 94:

“Vinde, inclinemo-nos em adoração, de joelhos diante do Senhor que nos criou. Ele é nosso Deus; nós somos o povo de que Ele é pastor, as ovelhas que suas mãos conduzem.”

Você é uma ovelhinha do Senhor! E aquela imagem do Senhor carregando a ovelhinha nos ombros — aquela que estava perdida —, quantas vezes não somos nós? Ou talvez você esteja assim agora.

Deixe Jesus pegar você nos ombros, porque Ele é o Deus da salvação.

Fiquemos com a lembrança desse Salmo e da oração que fizemos.

Maranatha! Vem, Senhor Jesus!

Luzia Santiago
Cofundadora da Canção Nova