Salmo 81

O chamado de Deus para a justiça divina, caridade e conversão real

Salmo 81: O Senhor é juiz, mas também é nossa salvação

Meus irmãos, hoje, vamos meditar no Salmo 81. Dependendo da Bíblia que você usa, o título pode mudar, mas aqui estou com a Bíblia da Ave-Maria. Este Salmo nos fala sobre o julgamento divino contra os juízes iníquos, a justiça divina. A Palavra nos diz que Deus se levanta na assembleia divina para proferir o Seu julgamento e nos questiona: até quando haverá injustiça e favorecimento dos ímpios?
 

O coração de Deus se volta para os pequenos

O Senhor é muito claro no que espera de cada um de nós: “Defendei o oprimido e o órfão. Fazei justiça ao humilde e ao pobre. Livrai o oprimido e o necessitado”. É um chamado para tirar o pequeno das garras do ímpio. Muitas vezes, as pessoas andam nas trevas e não querem compreender a verdade, fazendo com que os fundamentos da terra vacilem.

Embora o salmo diga “sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo”, ele nos lembra da nossa finitude: morreremos como simples homens
. Por isso, o clamor do nosso coração deve ser: “Levantai-vos, Senhor, para julgar a terra, porque são vossas todas as nações”.

A importância da caridade e do exame de consciência

Independente da força ou autoridade que tenhamos, Deus está acima de tudo. Ele nos traz, hoje, uma lição profunda sobre a importância da caridade, do amor e do julgar com misericórdia. Este é um momento para orarmos e fazermos um verdadeiro exame de consciência.
 
Pergunte-se hoje:
 
Senhor, onde eu estou sendo injusto?
Eu estou verdadeiramente do lado dos mais pobres, dos órfãos e das viúvas?
Como tenho avançado na caridade e na justiça divina?
 
Deus olha para o nosso coração, e não para os nossos títulos ou autoridade. Ele nos convida a uma ação concreta.

Um tempo favorável de graça e mudança de vida

Estamos vivendo um tempo favorável, um tempo de graça e conversão. O Senhor não está aqui para apontar o dedo e nos condenar; Ele nos alerta através do Espírito Santo sobre o caminho que devemos seguir. Às vezes, precisamos fazer uma volta, converter-nos, para que a bênção de Deus alcance não só a nós, mas também aqueles ao nosso redor que mais necessitam dela.
 
Olhe para dentro da sua casa, para o seu ambiente de trabalho e para as suas reações. O Senhor vem para julgar, e Ele é misericórdia, mas também é justiça divina.
 
Ó Pai Santo, ensina-nos a ajudar os oprimidos e necessitados. Ensina-nos o caminho do bem e da luz. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso. Ó doce Jesus, não sejais meu juiz, mas meu Salvador. Amém.
 

Maranatha!
Vem, Senhor Jesus!


Luzia Santiago
Cofundadora da Canção Nova